Saúde entrega desfibrilador ao posto médico do Exército

  • carlinhos
  • 11/08/2009 22:21
  • Maceió
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (11), a entrega de um desfibrilador automático ao 59º Batalhão de Infantaria Motorizado.  O equipamento, que é utilizado em parada cardiorrespiratória para restabelecer o ritmo cardíaco, será destinado ao atendimento dos militares e familiares no posto médico da instituição.

Na ocasião, o secretário da Saúde, Herbert Motta, ressaltou a parceria e o apoio do 59º Batalhão nas ações de Saúde do Estado, principalmente na prevenção e redução dos casos de dengue.

“Em matéria de urgência, quanto mais preparados estivermos, mais seguros nos tornamos; o desfibrilador é essencial nas urgências cardiorrespiratórias, um minuto de atraso é crucial para salvar uma vida”, disse, lembrando a respeitabilidade e o engajamento da instituição nas atividades que desenvolvem.

O comandante do 59º Batalhão, Cristiano Pinto Sampaio, informou que o posto médico presta atendimento a cerca de 3 mil pessoas, entre militares e familiares. “O equipamento trará a unidade um diferencial, que vai permitir prestar atendimento de urgência e salvar vidas; também usaremos o aparelho nos eventos externos, com isso, qualquer cidadão poderá ser beneficiado com nossos serviços”.

Motta adiantou que está discutindo com a área técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estratégias de atuação do Exército nas ações para reduzir a mortalidade infantil. “Sabemos que onde o Exército se envolve há responsabilidade, por isso precisamos desse ‘braço forte’ no mutirão de combate à mortalidade infantil”, afirmou.