Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A agilidade no atendimento e a realização de exames como a tomografia computadorizada são fundamentais para salvar a vida de pacientes que chegam com os mais variados tipos de traumas ao Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. Levantamento realizado pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da unidade aponta que, de janeiro de 2018 a julho de 2019, já foram realizadas 21.727 tomografias.

Adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com investimentos da ordem de R$ 2 milhões, o tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste tem sido um importante aliado no atendimento e tratamento das vítimas de acidentes em toda a região. O equipamento reproduz imagens com a resolução ampliada em 3D e múltiplas reformatações tridimensionais para fornecer um diagnóstico com resultados mais precisos.

O exame de tomografia é utilizado no diagnóstico de casos graves, onde as vítimas necessitam de exames por imagem para um diagnóstico mais preciso sobre a gravidade do trauma. Além disso, o tomógrafo faz exames de biópsias, solicitadas pela equipe de neurologistas da unidade.

O técnico em radiologia e especialista em tomografia, José Ricardo Bezerra, relata que o equipamento realiza, diariamente, imagens tridimensionais do crânio, face, pescoço e abdome nos pacientes, sendo a maioria de vítimas de acidentes com motocicletas.

Constatação – Mas há também casos como o ocorrido com o engenheiro civil Geovane Lima de Farias, de 58 anos. Há oito meses, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e os exames feitos com o tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste detectou a área da lesão.

Esta semana, o paciente retornou à unidade, acompanhado da esposa Vitória Kátia Silva Santos, para fazer um exame de rotina e controle de angiotomografia, visando avaliar a área afetada e posterior tratamento clínico. “É um exame muito importante para quem sofre esse tipo de acidente, como também para nós, da família, a fim de sabermos como está o controle da área lesada”,  destaca.

Além disso, o tomógrafo do HE do Agreste faz exames de biópsias solicitadas pela equipe de neurologistas da própria unidade de saúde. Diariamente, o Hospital de Emergência do Agreste recebe pacientes de mais de 50 municípios alagoanos e, também, do interior dos estados da Bahia, Sergipe e Pernambuco.