SMS implanta sistema para gerenciar informações sobre doença

  • teresa
  • 08/08/2009 09:27
  • Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, implanta, nos dias 10 e 11 de agosto, na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), o Sistema de Informação do Câncer de Mama (Sismama). O objetivo é gerenciar informações das pacientes atendidas nas unidades de saúde.

A solenidade contará com a participação de diretores (médico ou administrativo), médicos generalistas e enfermeiras, que participarão do treinamento em exame clínico das mamas, com um modelo didático denominado “Mamamiga”, que consiste de uma mama estilizada de espuma, com cobertura de silicone. Cada coordenador de distritos sanitários vai receber um modelo deste.

“O diagnóstico e tratamento precoces são o caminho para diminuir a mortalidade. E para que isso aconteça, uma das estratégias é que as mulheres saibam realizar corretamente o auto-exame das mamas. Vale ressaltar que o padrão ouro é a realização da mamografia de rastreamento, ou seja, o exame solicitado pelo profissional de saúde antes de qualquer sintomatologia," alerta o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins.

A Implantação do Sismama ocorrerá no dia 10, das 08h às 12h, nos I e II Distritos, e das 14h às 18h, nos III e V Distritos. No dia 11, das 10 às 12h, nos IV e VI Distritos e das 14 às 18h, no VII Distrito.

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Lusitânia Barros, explica que a implantação do sistema terá como objetivo gerenciar as informações oriundas das unidades de saúde. “As informações serão atualizadas constantemente, auxiliando, dessa forma, a consolidação das ações do Programa de Controle do Câncer de Mama. Somando-se a isso, a estratégia de contribuir com a educação permanente dos profissionais das equipes de Saúde da Família, no que diz respeito ao exame clínico das mamas”, explicou.

Lusitânia Barros disse, ainda, que, dessa forma, será reduzida a quantidade de encaminhamentos desnecessários ao especialista (mastologista), garantindo a acessibilidade de forma mais rápida àquelas mulheres que necessitam de avaliação.

CAMINHADA

No próximo dia 16, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas (RFCC-AL), realizará a 1ª Caminhada das Vitoriosas – Nordeste. A concentração será no Alagoinhas, a partir das 9h.

O evento tem como objetivo alertar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento tem como protagonistas as mulheres que venceram o câncer de mama, e reunirá seus familiares e amigos, além da comunidade em geral.