22c62350 5df6 470a 9a41 738ee918ad15 Sumidade no assunto, o professor pós-doutor e psicólogo José Raimundo Facion vem direto de Curitiba

Anjos azuis caídos do céu. Mas sem nenhuma ranhura, nenhum defeito. São vistos assim os pequenos que são traduzidos com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Este diagnóstico precoce do TEA é muito importante para o processo terapêutico se dar da forma mais eficaz – trazendo, inclusive, a família para este mesmo leque.

Pensando nisso, a Clínica Sensse: Mente e Corpo idealizou um evento especial que aproximasse pais, profissionais das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura, estudantes e interessados no tema.

A integração dessas forças tem um comum objetivo: enxergar sob a ótica dos autistas este “universo azul” e suas várias matizes dentro de uma paleta de possibilidades. Compreender isto é um passo já fundamental na caminhada de entendimento do outro.

Assim, a cidade de Arapiraca recebe neste sábado (30) o “1º Sensse Day”, com o mote “Autismo: Pensando Através do Espectro”.

As inscrições poderão ser feitas até as 19h desta sexta-feira (29) através do www.doity.com.br/sensse-day, tendo um investimento de R$ 80 para pais e profissionais e R$ 50 para estudantes, com certificado de 10h de carga horária.

PRIMEIRA EDIÇÃO

O evento-piloto acontecerá no Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), no bairro Planalto, do outro lado do Arapiraca Garden Shopping.

Ele terá início com o credenciamento às 7h30 e segue até as 18h30. Isto é, cerca de 12h de debates voltados para o TEA, a contar com especialistas renomados na linha de frente.

Pela manhã, haverá a palestra “Neurolinguística e Autismo: a aquisição de linguagem na criança com TEA”, do professor mestre de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) Ronaldo Nobre Leão.

Na sequência, após o coffee break, o primeiro workshop do dia: “Intervenções Neuropsicológicas na pessoa com TEA”, com a psicóloga, neuropsicóloga e professora mestre Priscila Bezerra Barbosa, especializada em Processos Cognitivos e Medidas de Avaliação.

Na parte da tarde, dividido em dois momentos, o workshop diretamente de Curitiba do professor pós-doutor e psicólogo José Raimundo Facion com o tema “Autismo e Comportamento: diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento à luz da Análise do Comportamento Aplicada”. Ele estudou a fundo o Autismo em universidades da Alemanha e hoje é diretor do Instituto Nacional de Pós-Graduação e Eventos Acadêmicos (INAPEA).

Depois destes encontros, acontecerá ainda uma mesa-redonda e espaço para questionamento dos participantes.

Este 1º Sensse Day vem para reverenciar também o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data que tem o intuito de esclarecer sobre este transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

CLÍNICA SENSSE

Com efeito, é necessária uma equipe multidisciplinar para cuidar devidamente das pessoas com autismo, composta por profissionais de Psicologia, Neurologia, Nutrição Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Psicopedagogia.

Tudo isso há na Clínica Sensse: Mente e Corpo, situada na Rua São Nicolau, nº 269 A, no bairro Brasília. Em todas as esferas, o acolhimento lá é certo. Para mais informações, o contato telefônico é o (82) 999.511.757.