Bf4734d1 13c7 4afc 89c8 586f9129eda8

O Assaí Atacadista, uma das maiores redes de atacado de autosserviço do Brasil, inaugura sua primeira unidade no interior alagoano e a segunda no Estado, no próximo dia 22 de dezembro. A mais nova loja fica localizada em Arapiraca, na Rodovia AL 220, esquina com a Rua Aloísio Torres de Oliveira, em uma região de fácil acesso e localização. Essa unidade, que é a 143ª loja Assaí do Brasil, demandou R$ 45 milhões em investimentos e gerou aproximadamente 560 vagas de empregos diretos e indiretos.

A loja, com 4,2 mil m² de área de vendas, vai proporcionar aos clientes de todo interior alagoano um formato ideal para atender a pequenos e médios comerciantes, transformadores (donos de lanchonetes, restaurantes, pizzarias), além dos consumidores finais, que buscam economia em compras de grande volume. A unidade conta com 26 check-outs e mais de 440 vagas de estacionamento. O Assaí Atacadista possui outra unidade em Alagoas, localizada em Maceió, inaugurada em 2013.

Essa abertura do Assaí em Arapiraca está atrelada a estudos internos de tendência de comportamento do consumidor, geomarketing e análise da concorrência local. “A chegada dessa loja a Arapiraca traz para o consumidor uma nova alternativa de compra, com mais economia e opções de consumo, seja para o pequeno comerciante ou para o consumidor final. Sempre avaliamos localidades que sejam aderentes ao nosso modelo de negócio e a inauguração de uma unidade na cidade mais importante do interior alagoano amplia nossa presença no Estado e reafirma a importância do estado em nosso plano de expansão”, afirma Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista. De acordo com o executivo, a localização da nova loja do Assaí é outro aspecto positivo para os clientes. “A unidade tem ótima localização, em uma rodovia estadual, próxima ao shopping center da cidade e a apenas três quilômetros do centro. Além disso, a região que escolhemos para a instalação da loja também conta com importantes anéis viários que facilitam o acesso às cidades circunvizinhas, como Palmeira dos Índios, Teotonio Vilela e Igaci. Isso permite que o Assaí ofereça a todo este contingente uma experiência única de compras e economia em um local de fácil acesso”, conclui.

A política de dois preços é um diferencial da rede. Essa estratégia atende às necessidades de todos os clientes que têm acesso às lojas. Com essa dinâmica, o consumidor não precisa comprar uma caixa fechada de um produto para conseguir valores mais competitivos. A partir de pequenas quantidades, já é possível pagar o valor de atacado – essa informação fica disponível nas etiquetas dos produtos expostos na área de vendas. Além disso, o Assaí disponibiliza o seu cartão de crédito próprio, o Passaí. Com ele, os clientes têm a vantagem de pagar o preço de atacado, comprando apenas uma unidade de determinado produto – ou seja, não é preciso adquirir uma quantidade mínima definida para aproveitar a economia proporcionada nas compras em atacado. Esse benefício é inédito no segmento de atacado de autosserviço do Brasil. Outro ponto atrativo do Assaí é a economia para o cliente. A compra pode ser de 15% a 20% mais econômica na comparação com o varejo tradicional, de acordo com dados da Nielsen. O Assaí oferece mais de 7 mil produtos entre itens de mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza.

 

Crescimento e economia

O Assaí vem apresentando números significativos de crescimento: no primeiro semestre deste ano, por exemplo, a rede cresceu 24% em vendas na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo Belmiro Gomes, isso pode ser explicado a partir de alguns fatores. “Um deles é a assertividade do negócio e a adequação aos diversos públicos que frequentam as lojas, sejam eles consumidores finais em busca de economia, empreendedores que buscam preço baixo para fazer girar o seu negócio de forma viável. Além disso, o momento econômico mais desafiador que o País viveu nos últimos dois anos também colaborou para que as pessoas buscassem formas alternativas para economizar e encontraram no atacado uma opção que vale a pena”, comenta.

De acordo com dados da Nielsen, aproximadamente 10 milhões de famílias migraram dos supermercados e hipermercados para fazer suas compras de abastecimento nas lojas de “atacarejo” atraídos principalmente pelo preço. “Soma-se a este cenário a aceleração da expansão do segmento, bem como do Assaí propriamente dito. Com o crescimento e a abertura de novas lojas, regiões e cidades que antes não tinham lojas de atacado nos arredores passam a conhecer o segmento e optam por realizar suas compras nesse canal”, observa o Presidente da rede.

Uma pesquisa realizada pelo Data Popular, em parceria com o Assaí Atacadista em 2017, constatou que os consumidores finais estão optando, cada vez mais, pelo atacarejo. Dentre os entrevistados, 60% afirmam ter passado a fazer compras no segmento por conta da crise e, destes, 98% dizem que pretendem continuar comprando quando a situação melhorar.

 

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista possui 143 unidades em 18 estados (AL, AM, BA, CE, DF, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, SE, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2017, a rede inaugurou 20 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 20,1 bilhões, expansão de 28%