Polícia Ambiental apreende 15 toneladas de fumo armazenado de forma irregular em Arapiraca

  • Redação com G1 AL
  • 23/02/2022 08:58
  • Polícia

Militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) flagraram, nesta terça-feira (22), cerca de 15 toneladas de fumo em corda que estavam em um local sem licença de funcionamento e armazenamento em Arapiraca. Um homem foi detido e levado para a Central de Polícia.

"Nós flagramos o homem com maquinário no local em desacordo com a licença que ele possuía. Para ter um maquinário no local onde se fabrica o fumo, ele precisa de uma licença compatível com aquela atividade", explicou a Tenente Mariana.

A produção de fumo faz parte da história de Arapiraca, tendo início nos últimos anos do século XIX. Por ser o município com grande produção, a cidade chegou a ostentar o título de capital brasileira do fumo e mesmo com a tendência de diversificação de culturas e com a diminuição do cultivo, o seu cultivo ainda tem lugar de destaque na agricultura da região.

Porém, é preciso seguir regras estabelecidas pela legislação ambiental. O homem flagrado com o material prestou esclarecimentos e foi liberado após ser autuado por condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Ele vai poder responder em liberdade. Se condenado, pode ser punido com detenção de um a seis meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

O grande volume de material flagrado em situação irregular exigia uma logística complexa para que fosse removido, por isso os militares optaram em deixar o homem responsável pelo produto apreendido como fiel depositário.