Audiência Pública: Vereadores e servidores da Educação discutem rateio do Fundeb em Arapiraca

  • Carlo Bandeira - Assessoria
  • 26/01/2022 07:46
  • Cidade
Foto: Assessoria

Em Audiência Pública, a Câmara de Vereadores, Sinteal e Servidores da Educação, ouviram da Procuradoria e da Secretaria de Educação de Arapiraca, que a administração municipal tem até dia 31 de janeiro, do corrente ano, para concluir os demonstrativos das contas do Fundeb 2021. O Procurador do Município insistiu em falar que não há necessidade de quantitativo, nas informações enviadas para a Câmara de Vereadores de Arapiraca, e completa; “quem vai avaliar a nova lei 14.276/2021, que uniu docência e pessoal de apoio, administrativo, merendeiras, em um só fundo, é a procuradoria municipal. Pois, esta é uma questão técnica e não política.

Prontamente, foi, em uma questão de ordem, questionado pelo público presente; “isso é uma questão política, sim”! Indagou um professor, insinuando que a decisão deveria ser avaliada conjuntamente pelos segmentos que ali estavam.

Já a Secretária de Educação, em sua exposição, fala que nesse período de pandemia, a secretaria teve que investir mais nas novas condições impostas pelo distanciamento social provocado pela covid-19.

O que também foi confrontada pela postura de uma professora, que afirmou, em plenário; “nós, sim, é que gastamos mais para preparar a aulas dos nossos alunos. Tive que comprar celular novo, porque o meu não tinha qualidade suficiente para transmitir ao vivo. Transformei a minha casa em uma sala de aula, aí eu pergunto: apareceu alguém para pagar a nossa internet; apareceu alguém para nos oferecer um computador? - A resposta foi uníssona!

O Presidente da Casa legislativa Herbene Melo afirmou, e ainda pediu, ao vivo, as informações que já está em poder da secretaria de Educação e do Conselho do FUNDEB, além do pedido que fez a Administração municipal, que respeitasse a Câmara, os servidores e servidoras da Educação do município, e finalizou que a Casa está pronta para votar em regime de urgência urgentíssima, o Projeto de lei 30/2021, tão logo receba o aval da procuradoria da Câmara e se assim a categoria preferir.