Professores iniciam paralisação com ato em frente ao Centro Administrativo de Arapiraca

  • Redação
  • 01/12/2021 08:44
  • Cidade
Foto: Já É Notícia/Arquivo
Prefeitura de Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca

Professores da rede municipal de ensino de Arapiraca irão paralisar as atividades por três dias e realizar uma mobilização no Centro Administrativo do município nesta quarta-feira (1). A paralisação e mobilização foram convocadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal) em Arapiraca.

A categoria irá  paralisar as atividades a partir desta quarta-feira (1) e segue até a próxima sexta-feira (3). Segundo o dirigente do Sinteal em Arapiraca, Célio Sampaio, a categoria reivindica uma sobra financeira dos recursos destinados a valorização dos servidores da Educação, que seria de mais de R$ 15 milhões.

“Já que existe esse recurso sobrando, o que os servidores querem é a recomposição da tabela de vencimentos, assim como fez o Estado, ajustando os salários dos servidores em média 13%. A inflação está acabando com o poder de compra dos salários dos trabalhadores. Essa recomposição ajudaria a aplacar essas perdas”, afirmou Célio.

Durante o período de paralisação, quando a categoria estará em mobilização, haverá eleições para os diretores das escolas municipais, marcadas para acontecer na quinta-feira (2), segundo dia de paralisação. Célio Sampaio informou que a orientação do sindicato é que os professores compareçam as escolas, votem e voltem para as atividades de mobilização ou para casa, visto que estão com as atividades suspensas.

Ainda segundo o dirigente do Sinteal/ Arapiraca, uma reunião entre a categoria e a Prefeitura foi agendada para discutir a situação dos professores, mas, o encontro foi cancelado, sem previsão de uma nova data para acontecer.

Nesta quarta-feira (1), primeiro dia de paralisação, os professores municipais da cidade farão um ato em frente ao Centro Administrativo Municipal, a partir das 9h.

En nota enviada ao CadaMinuto, a Prefeitura de Arapiraca não se pronunciou sobre  a paralisação e apenas confirmou a realização das eleições para os diretores escolares. Confira:

"A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, informa que, apesar da decisão deliberada em assembleia pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), as eleições para Gestores Escolares serão mantidas, tendo como data de realização a próxima quinta-feira (2)."