Célia Rocha, de maior liderança política da região do agreste ao ostracismo.

  • 25/10/2021 12:20
  • Marcelo Bastos

A trajetória política de Célia Maria Barbosa Rocha iniciou-se em 1988, quando foi eleita pelo PFL vereadora por Arapiraca, sua terra natal. Naquela eleição foi a segunda colocada dentre as treze vagas em disputa. Foi reeleita vereadora em 1° lugar pelo PSDB nas eleições de 1992. Nessa legislatura foi presidenta da Câmara Municipal de Arapiraca.

Célia Rocha, antes de ser vereadora por Arapiraca, assumiu o cargo de Secretária Municipal de Saúde, entre 1984 e 1988, na gestão do prefeito Severino Leão.

Nas eleições municipais de 1996, Célia Rocha foi candidata a prefeita de Arapiraca pelo PSDB. Foi eleita com 24.841 votos (47,83%). Sua grande gestão à frente da Secretaria de Saúde do Município, foi determinante para a sua vitória. Foi reeleita prefeita pelo PSDB com uma expressiva votação de 46.015 votos (66,69%), nas eleições municipais de 2000.

Célia Rocha, nos seus dois primeiros mandatos de prefeita, emplacou uma gestão alicerçada na realização de grandes obras e na pontualidade no pagamento dos fornecedores e servidores públicos, tornando-a a principal liderança política da região do agreste.

Nas eleições de 2010, Célia Rocha atingiu o auge de sua carreira política, quando foi eleita deputada federal pelo PSDB com uma expressiva votação de 124.504 votos, ficando em 2° lugar dentre as nove vagas em disputa.

Célia Rocha, nas eleições municipais de 2012 foi eleita pela terceira vez para prefeita de Arapiraca com 46.117 votos (46,33%). Renunciou o mandato de deputada federal para assumir a prefeitura de Arapiraca no dia 1 de janeiro de 2013. Talvez, a decisão de Célia em ser candidata naquele pleito tenha sido o seu maior erro político de toda a sua trajetória.

Na sua terceira gestão, a população arapiraquense apostou que Célia iria dar continuidade ao grande trabalho de suas gestões anteriores, porém isto não aconteceu. Com imensas dificuldades financeiras deixou para o seu sucessor folhas atrasadas de servidores e um montante de restos a pagar de aproximadamente de vinte milhões de reais.

Nas eleições de 2018, o prestígio e a liderança de Célia Rocha " foram por água abaixo" após obter uma votação inexpressiva de 16.962 votos para deputada estadual, ficando na terceira suplência de sua coligação.

Após a eleição de 2018, Célia Rocha não voltou a concorrer a cargos eletivos, passou a dedicar-se a sua profissão de médica.