Saúde mental: consultório de psicanálise é inaugurado em Arapiraca

  • Assessoria
  • 11/08/2021 09:22
  • Cidade

Os recentes episódios envolvendo a ginasta americana Simone Biles, que desistiu de concorrer a medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, trouxe a tona um importante assunto para a humanidade: a saúde mental. O tema, que passou a ser debatido nos quatro cantos do Mundo, também tem lugar de discussão em Arapiraca. Trata-se do recém-inaugurado consultório de psicanálise que leva o nome de sua proprietária, Myrka Lucio.

“Uma grande coincidência que o tema esteja em alta nesse momento. Mas o fato é que as pessoas precisam cuidar de sua saúde mental”, falou a psicanalista, que também é assistente social, onde atuou por mais de 30 anos na profissão, sendo doze no Hospital Chama. “Estive sempre muito próxima de pacientes buscando tratamento para doenças físicas, mas em muitos deles o adoecimento era psicológico”, falou.

Myrka, que também ocupou o cargo de titular das pastas de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de Arapiraca, enveredou de cabeça na psicanálise em 2018, quando iniciou sua formação. Este ano ela conquistou o título através do Instituto Contemporâneo de Psicanálise, de Petrolina, em uma turma composta de outros integrantes, que se tornaram pioneiros nos estudos freudianos em na cidade. Com a conclusão do curso ela começou os atendimentos em seu consultório.

“A psicanálise é muito pouco difundida em nossa região. Através dela o ser humano toma conhecimento do seu inconsciente e, diante dessa revelação, é possível que ele possa se livrar - ou conviver melhor- com traumas emocionais  que o impedem de uma vida mais saudável, emocionalmente falando”, explicou. Ainda segundo Myrka, que já tem agenda aberta de atendimentos em seu consultório localizado na Rua André Leão, no Centro, a análise traz cura e esperança para pacientes que enfrentam doenças como a depressão, medos, fobias, entre tantos outros transtornos.

“Com a pandemia as pessoas abriram novas chaves e oportunidades para suas vidas, algumas muito boas que precisam ser valorizadas. Mas também há situações novas que precisam de enfrentamentos, a exemplo dos lutos”, avaliou. “Estamos diante de uma nova sociedade e novos seres humanos, com comportamentos diferentes e a análise serve para que possamos enfrentar tudo isso com mais serenidade e saúde”, disse.

 

Psicanálise

A psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana que foi desenvolvida por Sigmund Freud, considerado o “pai da psicanálise”. Austríaco, o neurologista propôs este método para a compreensão e análise da psique humana, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, que trabalha níveis de consciência distribuídos entre as três entidades que formam a mente humana: o Id, o Ego e o Superego.

Na prática, ela tem como base a escuta e a fala, ilustradas por um diálogo realizado em “divãs”, que buscam criar um cenário de aproximação e tranquilidade em suas sessões. Sonhos são a base dessas interpretações que viram técnicas terapêuticas para a cura.