Com poucas doses, filas e aglomeração, imunizantes acabam rápido em Arapiraca

  • Redação
  • 01/05/2021 15:20
  • Cidade

A retomada da vacinação para a segunda dose da CoronaVac, em Arapiraca, acontece em meio à clima de tensão e várias reclamações neste sábado (1°). As filas nos postos de vacinação do município começaram no final da tarde de sexta-feira (30), poucas horas depois o município anunciar a chegada de 1.500 doses do imunizante.

No Sesc Arapiraca, as primeiras pessoas da fila para tomar a vacina chegaram ao local por volta das 18h da sexta. Um grande número de pessoas virou a noite na fila, enfrentando a chuva e as temperaturas mais baixas. Uma professora aposentada de 62 anos, que havia tomado a primeira dose da CoronaVac no início de abril, chegou ao Sesc por volta de 4h30 da manhã, contou ao 7Segundos que quem chegou ao local uma hora depois provavelmente não conseguiria tomar a vacina, devido o tamanho da fila.

“Tinha pessoas com capas de chuva, compartilhando café e bolo. Fiquei preocupada porque só muito tempo depois é que organizaram a fila. Antes disso, ficava todo mundo um perto do outro”, declarou a mulher, que pediu para não ter o nome divulgado. Ela disse que resolveu chegar de madrugada no ponto de vacinação porque havia tomado conhecimento da fila e ficou com receio de não conseguir tomar a segunda dose. “Quando essas acabarem, a gente não sabe quando vai chegar de novo”, ressaltou.

A situação não foi muito diferente nos outros dois pontos de vacinação no município. No ginásio do Epial, além de centenas de pessoas chegarem de madrugada, havia também reclamações de que pessoas estariam furando filas. A redação chegou a receber denúncias de que profissionais da saúde estariam passando parentes na ordem de imunização, mas o fato não foi comprovado.

Na vacinação Drive Thru, a fila de carros iniciada também na noite de sexta chegou a percorrer vários quarteirões. Na manhã deste sábado, houveram momentos de tensão e muitas reclamações quando os agentes da SMTT passaram a distribuir senhas para quem receberia a vacina.

“A prefeitura tinha anunciado que seriam 400 doses para a vacinação no shopping, mas eles distribuíram apenas 350 senhas. A última delas foi distribuída nove carros na minha frente e eu cheguei de madrugada com a minha avó”, afirmou um morador de Arapiraca em contato com a reportagem. Ele afirma que mesmo assim, ele e muitas outras pessoas que estavam na fila resolveram permanecer e esperar. “Só saio daqui quando disserem que a vacina acabou”, ressaltou.

Segundo ele, o agente da SMTT informou que foram distribuídas 350 senhas porque as doses da CoronaVac deveria vir em ampolas com quantidade para dez doses, no entanto, parte das ampolas vem com dosagem suficiente para oito ou nove doses.

O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca, que confirmou que parte das ampolas da CoronaVac não tem dosagem suficiente para fazer dez imunizações, como o previsto. Segundo a assessoria, a situação passou a ser observada nas últimas remessas do imunizante recebido pelo município. “Deveria vir o suficiente para dez doses em cada frasco, mas na hora em que começam a ser aplicadas, acabam sendo suficientes apenas para oito ou nove vacinas. Por conta disso, a decisão de distribuir um número menor de fichas que a quantidade de vacinas previstas, para não ocorrer de a pessoa receber a senha e depois não ter vacina para ela. Se ao final da imunização das pessoas que receberam fichas ainda sobrarem doses, é aberta uma nova distribuição de senhas”, informou a assessoria.