Fase Vermelha: confira as restrições da segunda quarentena que começa hoje em Alagoas

  • Redação
  • 19/03/2021 06:22
  • Maceió
Foto: Reprodução / Internet
Isolamento social em Alagoas
Isolamento social em Alagoas

Começa nesta sexta-feira (19) a segunda quarentena com medidas mais rígidas  para conter o aumento da contaminação pelo vírus da Covid-19 em Alagoas. Diferente do primeiro isolamento, decretado há um ano em todo estado, as novas medidas foram flexionadas para atender alguns setores e evitar aglomeração. 

Neste final de semana, lojas de rua, galerias, comércio e shoppings ficam sem funcionar, assim como os bares e restaurantes que deverão atender aos clientes somente pelo sistema de delivery.  O sistema "pegue & leve" deverá cumprir, ainda, a determinação da restrição de circulação de pessoas no período de 21h às 05h.

Os estabelecimentos desse tipo localizados no interior de hotéis, pousadas e similares poderão funcionar atendendo exclusivamente hóspedes.

Também ficam proibidos de funcionar e ser frequentados pela população durante os finais de semana praias, lagoas, rios e clubes. 

Além disso, a população terá que cumprir o toque de recolher que começa as 21h e segue até as 5h. Somente será permitido a circulação de pessoas em trânsito do trabalho ou para serviços essenciais como supermercados, farmácia e unidades de saúde. 

Veja as demais medidas: 

Comércio: funcionará das 9h às 17h (não funciona final de semana e segunda-feira)

Lojas de rua e galeria: 10h às 18h, sendo proibido o funcionamento aos sábados, domingos e segundas-feiras

Shoppings: funcionarão das 11h às 20h (não funciona final de semana e dia de terça-feira)

Academias: apenas com agendamento; capacidade de funcionamento de 30%

Salão de beleza: apenas com agendamento e capacidade limitada

Igrejas: funcionamento apenas com 30% da capacidade

Transporte intermunicipal e turístico: funciona com apenas 30% da capacidade 

Aulas: continuam normalmente

Bares e restaurantes - proibido o funcionamento

Praias, lagoas, rios e clubes - proibido o funcionamento aos fins de semana

Atividade física – Academias, clubes e centros de ginásticas poderão funcionar com 30% (trinta por cento) de sua capacidade, somente de segunda a sexta-feira, e sob agendamento de horário, sendo vedada a entrada de pessoas acima de 60 anos e pessoas que possuam comorbidades.

Salões de beleza – Barbearias e salões de beleza funcionarão com 50% de sua capacidade e agendamento de horário, vedado o seu funcionamento aos sábados e domingos. Não poderá haver filas de espera no local.