Agreste e Sertão regridem para a fase vermelha. Saiba o que fecha e o que pode funcionar

  • Cada Minuto
  • 07/03/2021 21:05
  • Agreste

O governador Renan Filho anunciou neste domingo (07) as novas medidas para conter a covid-19 em Alagoas. Segundo Renan, a partir da meia-noite de hoje, o Sertão e Agreste vão para a fase vermelha e as demais regiões, incluindo Maceió, regridem para a laranja. O decreto vai até a terça-feira, dia 16.

“O Agreste explodiu a quantidade de casos. No Sertão, as pessoas que não se contaminaram na primeira onda, estão se contaminando nessa segunda onda. Por isso que eles vão para a fase vermelha", disse o governador.

Com relação as outras regiões que ficam na fase laranja, Renan disse que é preciso que se salve o maior número de vidas possível. “Vamos fortalecer as medidas. Reduzir um pouco as possibilidades de aglomeração como forma de ampliarmos a vacinação”.

Ainda conforme Renan Filho, é fundamental o esforço de isolamento social nesse momento, sobretudo que nas proximidades de mais pessoas vacinadas. “Até o fim do mês de março, o Estado espera, com o MS cumprindo o cronograma da entrega das vacinas, entregar a vacinação a todo mundo que tem 65 anos ou mais. Até o mês de abril, esperamos concluir a vacinação desse público, assim como as pessoas de mais de 60 anos. Assim que conseguirmos isso, vamos ver despencar o contágio e o número de mortes”.

A medida foi tomada após a taxa de ocupação de leitos exclusivos de UTI atingir 81%, segundo o boletim da Sesau divulgado no sábado (06).

O secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques apresentou o plano de distanciamento social controlado e como a doença vem evoluindo. “Fechamos ontem a semana epidemiológica. Nas duas últimas semanas a taxa de ocupação acelerou muito”, disse. 

Fabrício também falou sobre o aumento no número de óbiCatos. “Nós tivemos um crescimento de 50% nas duas últimas semanas. Em Maceió, tivemos um aumento de 25% da última semana para essa”. 

O crescimento, segundo ele, nunca foi visto na pandemia. “Em uma semana, a ocupação subiu de 54% para 74%”.

O secretário da Saúde, Alexandre Ayres, reforçou que está trabalhando para ampliar o número de leitos, mas tem observado que a população não tem ajudado. “Nosso objetivo não é prejudicar o setor econômico, principalmente os que estão trabalhando corretamente. Infelizmente, o justo acaba pagando pelo injusto”.

O que pode funcionar?

De seis da manhã até às 20h, bares e restaurantes podem funcionar na capital. Durante o final de semana, os bares e restaurantes ficam fechados, funcionando apenas em sistema delivery ou pague leve. Academias e igrejas só podem funcionar com 30% da capacidade. Também fica determinado o fechamento das marinas nos finais de semana e clubes náuticos. 

Na fase vermelha, bares e restaurantes no Sertão e Agreste ficam fechados, funcionando apenas em sistema de delivery. Apenas serviços essenciais, como supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde, higiene, limpeza e alimentação podem funcionar. Academias ficam fechadas, e o comércio não essencial fecha aos finais de semana.