5º Centro de Saúde em Arapiraca vai passar a atender exclusivamente casos suspeitos de Covid

  • Assessoria
  • 07/03/2021 09:07
  • Cidade

O 5º Centro de Saúde de Arapiraca irá reforçar, a partir de segunda-feira, 08 de março, a rede de atendimento para Covid-19. A unidade terá os serviços remanejados para outros postos de saúde e passará a funcionar de forma semelhante à Unidade Sentinela.

A decisão foi tomada pela secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca, devido ao crescimento da demanda por testagem e atendimento de pessoas com suspeita de terem se infectado pelo coronavírus, conforme nota informativa divulgada pela prefeitura de Arapiraca neste sábado (06).

Com isso, Arapiraca passa a contar com três pontos de atendimento para a Covid-19: a Central de Triagem Iza Castro, localizada no Ginásio João Paulo II; a Unidade Sentinela, que funciona no 3º Centro de Saúde; e o 5º Centro, que passa a ser designado de Centro de Síndromes Gripais.

O atendimento no Centro de Síndromes Gripais será semelhante às outras duas unidades, com testagem, acompanhamento médico e, em caso de resultado positivo, medicação. O serviço será prestado pelos profissionais de saúde que já trabalham no pronto atendimento da unidade.

Enquanto isso, as duas equipes de agentes comunitários de saúde, sala de curativos, sala de vacinas e os outros serviços do 5º Centro, serão transferidos para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Baixão, localizada na rua Antônio Marroquim.

Com a mudança, a administração de vacinas durante os finais de semana foi suspensa provisoriamente. Pacientes que agendam vacinação para os finais de semana, incluindo a antirrábica humana, deverão procurar a UBS do Baixão ou a mais próxima de suas residências na segunda-feira. E a vacina contra a Febre Amarela continua sendo ministrada às sextas.

A declaração de óbito ocorrido em domicílio passa a ser emitida, de segunda a sexta, pelos médicos das unidades de saúde de referência e do Saúde na Hora. Nos finais de semana, os médicos de plantão no Centro de Síndrome Gripal assumem esse serviço.