Alagoas tem a maior média de internações por Covid-19 desde agosto de 2020

  • Alicia Flores - Cada Minuto
  • 21/02/2021 09:32
  • Cidade
UOL/Arquivo

Depois de um período de estabilidade no registro de novos casos e óbitos, Alagoas voltou a ter aumento no número de internações por Covid-19. De acordo com dados divulgados pela Agência Tatu, a média de hospitalizações em fevereiro é de 369 pessoas, número equivalente a maio do ano passado, quando havia, em média, 396 pessoas internadas.

As informações, coletadas junto à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), apontam que, em maio, Alagoas contava com 400 leitos totais. No final do mês, a capacidade havia sido ampliada para 1.003. Já no fim de setembro, o total chegou a 1.331 leitos.  

Atualmente, o estado possui 801 leitos exclusivos para Covid-19, distribuídos entre UTI, leitos intermediários e leitos clínicos. A taxa de ocupação geral atual é de 50%, sendo 64% nas UTIs, 18% nos leitos intermediários e 46% nos clínicos. Confira a seguir a linha do tempo de ocupação e quantidade de leitos disponíveis.

 

Para fins de comparação, o pico de internações pela doença no estado foi em 26 de junho, quando havia 702 pessoas hospitalizadas e 1.187 leitos totais disponíveis. A partir desta data, o número de internações começa a reduzir até o dia 17 de novembro, quando foi registrado o menor número: apenas 123 internações.

 

Entenda

A quantidade de leitos disponíveis para o tratamento é dividida em três modalidades, e indicam a gravidade dos casos: UTI,  UTI Intermediária e Internação Clínica.

A Unidade de Terapia Intensiva é destinada a pacientes em situação clínica grave ou de risco, seja ele clínico ou cirúrgico, necessitando de cuidados intensivos, assistência hospitalar e monitorização contínua 24 horas do dia. Já a UTI Intermediária é destinada a pacientes em situação de risco moderado, necessitando de cuidados semi-intensivos e servindo de intermediária entre a unidade de internação e a unidade de terapia intensiva. Já os Leitos Clínicos são destinados a acomodar pacientes de qualquer especialidade clínica que necessitem de internação.