Urnas eletrônicas chegam ao Fórum Eleitoral de Arapiraca

  • Redação
  • 13/11/2020 09:02
  • Municípios
Foto: Cortesia

As 413 urnas que serão utilizadas nas eleições de Arapiraca chegaram ao Fórum Eleitoral do município na manha desta sexta-feira (13). Os equipamentos permanecem lacrados e terão o nome de todos os candidatos a prefeito após a decisão de ontem (12) do Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O colegiado do TSE, em sessão ocorrida nesta quinta-feira, decidiu por 4 votos a 3, que os nomes dos candidatos a prefeito de Arapiraca, e a vice, Luciano Barbosa e Rutineide Pereira, respectivamente, devem constar nas urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais deste domingo (15). O TRE de Alagoas tinha determinado, após julgamento na última terça-feira (10), a retirada dos nomes dos dois candidatos das urnas eletrônicas.

Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE chegou a abrir as audiências de geração de mídias e cargas de urnas e suspendeu os trabalhos em razão do julgamento na instância superior. O procedimento para a retirada do nome de Luciano Barbosa chegou a ser anunciado para iniciar às 8h.

Em nota oficial, o TRE esclareceu que a decisão judicial não havia transitado em julgado e que seria possível, em tese, a sua modificação pela instância superior e que todos os procedimentos foram realizados em estrita observância à legislação eleitoral em vigor e em audiência pública.

“Desde a decisão do colegiado alagoano até esta data não houve nenhum tipo de interferência nas mídias dessas urnas eletrônicas. Todas permaneceram lacradas e armazenadas e, com a decisão superior, explicou o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.