TSE mantém nome de Luciano Barbosa nas urnas; mas candidatura continua sub judice

  • Redação
  • 12/11/2020 13:39
  • Política
Foto: Reprodução
Luciano Barbosa
Luciano Barbosa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou, na manhã desta quinta-feira (11), o pedido da defesa de Luciano Barbosa (MDB), candidato a prefeito de Arapiraca, para que fosse mantida as informações da chapa - nomes e número - nas urnas de votação nas eleições do próximo domingo (15). O nome de Luciano e dos demais candidatos estão mantidos sub judice. A votação foi de 4 votos a 3. 

Na segunda-feira (9), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) decidiu que fossem retiradas das urnas de Arapiraca as informações de Luciano.

Já no julgamento de hoje, os ministros Tarcísio Vieira, Carlos Horbach, Edson Fachin e Luís Roberto Barbosa votaram a favor de Luciano Barbosa. 

Os ministros Luiz Salomão, Mauro Campbell e Alexandre de Moraes votaram contra o candidato.

Como foi o julgamento?

Já decidido na semana passada, o ministro Mauro Campbell, decidiu manter o entendimento da Corte que havia optado por retirar o nome e a foto da coligação da urna.

O ministro reforçou que “não lavou as mãos”. "Inclui na pauta esta petição para trazer ao colegiado algo desta importância à luz daquilo que decidimos em 3 de novembro", disse.

Do outro lado, o ministro Luís Edson Fachin acatou o recurso interposto e citou a resolução do TSE que “assegura direitos de manutenção da campanha aos candidatos com registros indeferidos e que estejam na condição sub judice, inclusive com o nome e o número na urna, estando autorizado a continuar com a propaganda”.

Por fim, o ministro Barroso reforçou que “tudo que é certo, justo e legítimo” deve encontrar um caminho. “Sempre há remédio quando há algo claramente errado”.