Movimentação foi tranquila nos Dia de Finados nos cemitérios de Arapiraca

  • Redação
  • 03/11/2020 10:34
  • Cidade

A movimentação nos principais cemitérios de Arapiraca foi bastante tranqüila na manhã desta segunda-feira (2) durante a celebração do Dia de Finados. A visitação que iniciou às 7h, se estendendo até 17h.Pela determinação da Prefeitura de Arapiraca, expressa em Decreto Municipal, as visitações seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde, no enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Nos cemitérios foram instaladas grades de ferro, com algumas limitações, principalmente no Cemitério Santo Antônio, onde estão vítimas da Covid-19. Também existem funcionários medindo a temperatura dos visitantes logo na entrada do local, assim como oferecendo álcool para passar nas mãos.

Além de ter cuidado de todos os detalhes de manutenção desses espaços, com pintura, limpeza e construção de cruzeiros para oração, a Prefeitura cuidou da organização da área externa dos cemitérios, onde comerciantes costumam vender artigos, a exemplo de velas e flores.Abaixo algumas orientações expressas no Decreto Municipal. Entre elas:

- Ficam autorizadas, até o dia 4 de novembro a visitação a cemitérios públicos do Município;

- Ficam proibidas, com o intuito de evitar aglomerações, a realização de celebrações e cultos religiosos no interior dos cemitérios; A programação das celebrações seguem nas paróquias.

- Para este período ficam proibidos os serviços de lavagem de túmulos pelas famílias. Entretanto, equipes do Município realizaram o trabalho de limpeza e manutenção dos cemitérios públicos.

- É proibido o consumo de alimentos no interior dos cemitérios;

- Quanto ao comércio de flores, velas e itens seguirá regras para o funcionamento e local de instalação e barracas;

- Os comerciantes ficam responsáveis pela higiene e uso de equipamentos individuais e segurança;

- Somente comerciantes que possuírem cadastro junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo com autorização poderão comercializar nos entornos dos cemitérios.

- O Município realizará a fiscalização nesses locais.