Acidentes com motos são responsáveis por 91% dos atendimentos no Hospital de Emergência

  • Assessoria
  • 23/07/2020 21:25
  • Cidade

Um levantamento feito pelo Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, revela que das 6.009 vítimas de acidentes de trânsito atendidas no período de janeiro a 22 de julho deste ano, 5.499 se envolveram em colisões e quedas de motos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (23), pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da unidade hospitalar, que é referência no atendimento a politraumatizados para o Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Os números mostram que as quedas e colisões com motos representam mais de 91% do total de assistência a vítimas de acidentes no trânsito. As estatísticas também revelam que, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento da ordem de 16% nos dois casos.

Em 2019, o Hospital de Emergência do Agreste atendeu 5.151 pessoas vítimas de traumas e ferimentos provocados no trânsito. Do total, 4.722 pacientes se feriram em razão de acidentes com motos.

Menos óbitos – Por outro lado, ainda de acordo com o levantamento feito no HEA, o número de óbitos registrou uma queda significativa. De janeiro até 20 de julho do ano passado, 12 pessoas não resistiram aos traumas nos acidentes de trânsito e evoluíram para óbito.

Já no mesmo período deste ano, sete pacientes morreram, o que representa uma redução da ordem de 42%. As estatísticas também mostram que a maioria das vítimas é de jovens do sexo masculino, com idade entre 20 e 29 anos.

A ausência do uso de capacete e o consumo de bebidas alcoólicas estão presentes na maior parte dos atendimentos no maior hospital público do interior de Alagoas. Por esta razão, a gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Fernanda Albuquerque, ressalta que os cuidados nesta época do ano devem ser redobrados.
“Estamos vivenciando uma pandemia do novo coronavírus e as pessoas devem evitar sair de suas casas, para evitar o contágio e também se prevenirem de acidentes nas ruas ou nas estradas. Com isso, teremos menos leitos ocupados no hospital para reforçarmos o atendimento aos pacientes infectados pelo vírus”, salienta Bárbara Fernanda Albuquerque.

Referência – Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, é referência regional no atendimento a pacientes vítimas de traumas de média e alta complexidade. A unidade atende usuários de 46 municípios alagoanos que integram a II Macrorregião de Saúde, além de cidades vizinhas dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia.

O HEA dispõe atualmente de 72 leitos para atendimento a pessoas infectadas pela Covid-19 e 52 estão ocupados com pacientes nesta quinta-feira (23), conforme o Boletim de Ocupação de Leitos emitido pela Sesau. Dos 22 leitos de UTI, há 16 pessoas em tratamento, enquanto que dos 50 leitos de enfermaria, 36 estão ocupados.