Hospital de Emergência promove curso sobre Ventilação Mecânica

  • Assessoria
  • 08/07/2020 12:08
  • Cidade

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, promoveu, nesta quarta-feira (8), um Curso de Aperfeiçoamento de Ventilação Mecânica. O treinamento foi voltado para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que atuam no atendimento a pacientes infectados pela Covid-19.

O professor e fisioterapeuta Ângelo Roncalli ministrou o curso presencial, com o apoio da Gerência do Hospital de Emergência do Agreste. O objetivo da ação foi atualizar os conhecimentos dos profissionais de saúde em relação as estratégias elaboradas para o tratamento da doença.

Desde a abertura dos leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o atendimento a pacientes com a Covid-19, o HEA vem promovendo treinamentos periódicos de atualização profissional para os servidores. As ações acontecem com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O Hospital de Emergência do Agreste dispõe, atualmente, de 66 leitos para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Desse total, 16 são de UTI e 50 clínicos, montados em uma ala exclusiva da unidade hospitalar.

Atualizações – Por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros profissionais de saúde, estão realizando treinamentos específicos diários.

Além dos treinamentos sobre ventilação mecânica, o HEA já promoveu, por meio do NEP, cursos sobre oxigenoterapia, biossegurança e gerenciamento do estresse. A equipe multidicisplinar também já participou do Curso de Paramentação e Desparamentação, cujo objetivo é evitar a contaminação na retirada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).