Aravantu: São João de Arapiraca começa nesta segunda (10)

  • Assessoria
  • 07/06/2019 20:27
  • Divirta-se

O que separa o velho do novo é uma questão de espírito. O tempo é relativo e o que ora é novo pode se tornar velho. E o que é velho pode se reproduzir e mostrar-se no que é novo. O processo é cíclico. Sempre se renova, como tudo na vida.

Por isso, este ano, a Prefeitura de Arapiraca está sintonizando gerações com o “Aravantu”.

O São João de Arapiraca 2019 traz em si a tradição e a novidade, juntas e misturadas, sendo ele um mesmo espectro que sinaliza a nossa passagem terrena.

À flor da pele e também no fundo do nosso peito, as cores, o brilho, os sons, a vibração e as possibilidades do mês de junho se põem à mesa junto com o milho assado, a paçoca, o mungunzá, a pamonha, a pipoca, a tapioca, a canjica, o quentão, o cuscuz, a rapadura e o bolo de fubá, macaxeira e milho, entre tantas outras delícias que saem do meio da roça.

Desta forma, a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude vai realizar nesta segunda-feira (10) a abertura do Aravantu, pontuando atrações e a programação do São João 2019 que vão invadir as comunidades e bairros da cidade.

O evento acontecerá no hall da Casa da Cultura, no Centro, a partir das 8h, com direito a arrasta-pé e café regional para a imprensa e os interessados.

ARAVANTU

O nome escolhido para a festa mais importante do ano é o mesmo do ano passado e brinca com a alcunha do nosso município e a palavra abrasileirada “Alavantu”.

Esta última deriva de uma expressão dos folguedos franceses – de onde vem boa parte dos passos de quadrilha – chamada “en avant tout [monde]”, que em livre tradução para o português quer dizer “todos à frente”, “todo mundo vai para a frente”.

Este, então, é o sentido para onde Arapiraca está sendo conduzida, em seu único sentido possível: o do desenvolvimento, o do avanço. Seja ele em quais forem as áreas.

A junção de “Arapiraca” com “Alavantu” originou, assim, o Aravantu.