Prefeitura realiza ações educativas com os Bombeiros mirins

  • Ascom Arapiraca
  • 05/06/2013 13:03
  • Cidade

Com honraria e disciplina. Foi desta maneira que os jovens integrantes do pelotão mirim do Corpo de Bombeiros se comportaram durante as noções de saúde, educação e civilidade realizadas na manhã desta quarta-feira (5), na sede da 7ª Corporação do Bombeiro Militar de Alagoas (CBM/AL).

As ações foram de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Arnon de Mello, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), dos técnicos da Promoção da Saúde, do Corpo de Bombeiros, do Tiro de Guerra 07/015, e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

De acordo com Liliana Barros, do Programa Saúde na Escola, 60 crianças foram contempladas com o projeto que tem como base a educação ambiental, saúde e qualidade de vida, e noções de respeito a sociedade civil.

Além dos serviços prestados, foram disponibilizados ao pelotão mirim, palestras de incentivo a cultura de paz, educação no trânsito, dengue e as suas responsabilidades com o lixo, trabalho infatil, exploração sexual, cuidados com animais peçonhentos e a prevenção ao consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
Com a biblioteca móvel do Sesc, o contingente pode apreciar as mais diversificadas obras da literatura brasileira e mundial, deixando-se levar pela magia e pelo poder da imaginação que o livro pode fornecer a cada passagem de página.

A tenente Grazielle mostrou às crianças as principais maneiras de se prevenir de acidentes ocasionados pelo uso indevido de fogos de artfícios e brincadeiras envolvendo fogueiras, no intuito de torná-los multiplicadores de informações para as escolas da rede pública e privada durante o período das festas juninas.

Na ocasião foram realizadas ações de avaliação nutricional com a antropometria – peso, altura e o índice de massa corpórea -, avaliação de acuidade visual – teste de snellen -, aplicação tópica de flúor e avaliação do risco de saúde bucal, imunização, e verificação de pressão arterial, além da apresentação do grupo IEC (Informação, Educação e Comunicação).

Comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente, os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) junto às crianças participantes do eventos, efetuaram a plantação de 40 mudas de árvores nas dependências do Corpo de Bombeiros, e mais 40 para que sejam plantadas em suas próprias comunidades.