Prefeitura sorteia datas da apresentação das comunidades do São João

  • Ascom Arapiraca
  • 21/05/2013 10:57
  • Cultura

A manhã desta terça-feira (21) foi de muita apreensão por parte das comunidades arapiraquenses selecionadas para o Concurso de Resgate às Tradições Juninas de 2013.

Um dia após o anúncio das escolhidas, aconteceu na Federação das Associações Comunitárias de Moradores de Arapiraca (Facomar), no bairro de Santa Edwiges, o sorteio para definir a data de apresentação de cada arraiá.

Os representantes dos bairros agraciados compareceram ao encontro, que contou também com a presença da secretária Municipal de Cultura e Turismo, Tânia Santos, e do subsecretário José Ailton Jr., o Júnior Balla.


Antes, o presidente da Facomar, Braz Antônio de Farias, fez alguns apontamentos sobre o evento junino de Arapiraca. “Vocês é quem fazem a festa, tanto na zona urbana como na rural. Assim, as famílias podem assistir às quadrilhas em suas ruas e comunidades. E, por isso, nós fazemos o melhor São João do Nordeste”, diz, salientando que geralmente não há confusão nesses arraiás.

“As mudanças, capitaneadas pela prefeita Célia Rocha [PTB], feitas este ano são para melhor. O potencial turístico do São João alavancou”, conclui.

À reportagem da Rádio Novo Nordeste, a secretária Tânia Santos contou que não houve casos de violência ou problemas semelhantes nas edições passadas e, com essa integração dos bairros agora, isso deve se tornar constante.

“Porque esta é uma festa de harmonia, de paz. É, sobretudo, um São João familiar. E temos estudos que mostram que é o maior São João Comunitário do Nordeste”, salienta.

Em conversa com o radialista Ailton Avlis, da Rádio Metropolitana, Santos ressaltou que aqui em Arapiraca faz-se um evento mais rico, em termos de alegria e resgate, a cada ano. 

“E esta integração das comunidades, dos bairros é festejada por nós, da secretaria, e também pela prefeita. Afinal, antes havia rixas. E a Célia teve a sensibilidade de que a harmonia deveria imperar em todos os setores da nossa Arapiraca e resolveu dar ênfase nesta união. Em se tratando da programação do São João, no Lago da Perucaba e Mercado do Artesanato, vamos primar pelas bandas da nossa cidade; elas são privilegiadas nessa nova gestão”, pontua a secretária Municipal de Cultura e Turismo.

Ela adiantou aos presentes no sorteio que, neste 2013, teremos sete arraiás turísticos – Forró na Roça, Canarraiá, Fogo de Palha, Banaluar, Pisoteio, Chapéu de Palha e Aracajana – e disse esperar pelo menos 20 deles no próximo ano, mostrando e potencializando todo o desenvolvimento econômico de cada um. “Para tanto, temos que fazer uma festa bonita e de mãos dadas”, finalizou, a lembrar que estes citados terão três dias de festa, por conta da boa nota alcançada na edição anterior, acima de 70 pontos.


Vários outros integrantes da Secretaria de Cultura estiveram presentes e ajudaram no sorteio, tendo em vista que algumas comunidades colocaram que queriam fazer uma troca de datas com outra. Para efetivar este detalhe, um ofício deverá ser elaborado e entregue na sede da pasta, que fica no Centro Administrativo Antônio Rocha, também no bairro de Santa Edwiges.

O resultado foi este, com o nome dos arraiás e seus devidos bairros e comunidades:

Dia 6 de Junho
Canarraiá – Canafístula

Dia 7 de Junho
Arraiá Luar Do Sertão – Zélia Barbosa

Dia 8 de Junho
Arraiá Matuto Macho – Jardim Esperança

Dia 9 de Junho
Arraiá Asa – Bom Sucesso

Dia 11 de Junho
Arraiá Caxi Na Roça – Poção

Dia 12 de Junho
Arraiá Pé De Serra – Vila São José

Dia 13 de Junho
Arraiá Xique Xique – Primavera

Dia 14 de Junho
Arraiá Raio Do Sol – Mangabeiras

Dia 15 de Junho
Arraiá Chapéu De Palha – Carrasco

Dia 16 de Junho
Arraiá Banaluar – Bananeira

Dia 18 de Junho
Serraiá – Senador Arnon De Melo

Dia 19 de Junho
Arraiá Tire o Pé Do Chão – Brasília

Dia 20 de Junho
Arraiá Bom Conselho – Manoel Teles

Dia 22 de Junho
Arraiá da Pisoteio – Batingas

Dia 23 de Junho
Arraiá Forró na Roça – Vila São Francisco

Dia 25 de Junho
Arraiá Do Gonzagão – Baixão

Dia 26 de Junho
Arraiá Força Massaranduba – Massaranduba

Dia 27 de Junho
Arraiá Fogo de Palha – Senador Teotônio Vilela

Dia 28 de Junho
Arraiá Arrocha o Nó – Nilo Coelho

Dia 29 de Junho
Aracajana – Cajarana 


O presidente do Arraiá ASA, do Bom Sucesso, vê com bons olhos toda essa mudança. “Muito boa a iniciativa da prefeita Célia Rocha em integrar as comunidades. Fica bem mais organizado assim... E vou torcer para, no próximo ano, a gente ser um arraiá turístico a partir do que vamos apresentar neste mês de junho”, comenta Braz Cândido dos Santos.

Já José Arnaldo Jerônimo Ferreira, o “Bracinho”, disse que no bairro Zélia Barbosa havia três arraiás distintos e, agora, eles resolveram se juntar para uma festa mais grandiosa e bem feita. “Não deixava de ter divergência entre os arraiás do mesmo bairro. A divisão era grande. Mas agora faremos um São João harmonioso”, diz ele, à frente do Luar do Sertão.