Educadores das Arapiraquinhas terão curso de teatro

  • Redação
  • 21/08/2012 05:45
  • Interior

Por meio de parceria entre a Prefeitura de Arapiraca, Secretaria de Educação e Cultura e Turismo, e Associação Teatral de Alagoas (Ata), através do projeto Novas Estradas da Ata, monitores, regentes e educadores das Arapiraquinhas (bibliotecas digitais de bairro) e escolas da rede municipal de ensino, bem como a comunidade em geral, irão participar, a partir da próxima sexta-feira (24), de curso de preparação teatral.

O projeto Novas Estradas da Ata, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), teve seu inicio no último dia 17 deste mês, no auditório da Casa da Cultura, com a presença da secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, do secretário de Cultura e Turismo, João José Marques, o Joãozinho Braúna, e, na ocasião foi apresentada parte da equipe de professores-doutores da Ufal e artistas que irão ministrar os cursos voltados para as equipes que atuam nas bibliotecas públicas, escolares, creches e escolas em tempo integral do município.

Trazido para Arapiraca pela bibliotecária Wilma Nóbrega, o principal objetivo do projeto é tornar o atendimento aos usuários e estudantes nas unidades mais dinâmico, com a teatrealização da leitura.

“A iniciativa trará maiores e melhores resultados, através do aprendizado de novas metodologias, uma vez que toda equipe esteja motivando o público a ler mais, enxergar e utilizar os acervos das bibliotecas com mais desenvoltura”, explica o coordenador do projeto, Marcos Antônio.

Cada curso tem a carga horária de 115 horas. Além da leitura e dramatização de textos, haverá aulas de expressão corporal, entre outras atividades.

Peça

Na tarde do último sábado (18), a peça Estrela Radiosa, com Homero Cavalcante e Ronald de Andrade, fez sua apresentação de estreia no município.

O Grupo Ata tem mais de 50 anos de atividades, sendo um dos mais antigos grupos de teatro do Brasil, com um elenco renomado, incluindo professores do Curso de Teatro da Ufal e artistas.

No curso está prevista a participação de mais de 150 alunos. As aulas terão início na próxima sexta- feira (24), no Centro de Formação e no auditório da Biblioteca Pública (Casa da Cultura).

“É gratificante para nós a formação de uma turma específica de servidores que atuam nas escolas, creches e Arapiraquinhas, na inovação de técnicas para incentivar a leitura e avançarmos ainda mais nos nossos índices do Ideb”, frisou a secretária.