Primeiras unidades do Programa Habitação Rural serão entregues em breve

  • Redação
  • 25/05/2012 05:02
  • Cidade

O sonho de ter a casa própria já chegou à zona rural de Alagoas. Através do empenho da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL), as primeiras casas do Programa Minha Casa Minha Vida para Zona Rural estão prestes a ser entregues. A expectativa é que em 60 dias as primeiras unidades, localizadas no município de Arapiraca, estejam prontas.

Beneficiando pequenos agricultores que não possuem casa própria, e estão enquadrados no limite de até R$ 15 mil de renda bruta anual, o programa levou esperança a dezenas de famílias. A trabalhadora Rural Marlene Pereira, por exemplo, contou que muitos não acreditaram na iniciativa e até zombavam quando ela ia participar das reuniões.

“Quando saímos para as reuniões da Fetag-AL muitos colegas perguntavam o que íamos fazer lá, e eu sempre respondia que ia atrás do meu sonho, minha casa própria. Graças a Deus, nossas casas estão saindo, agora todos estão acreditando na seriedade da iniciativa”, reforçou Marlene Pereira que daqui a poucos dias vai deixar a casa da mãe.

Um dos fatores que tornou o sonho da trabalhadora rural possível foi à propriedade de um terreno. O programa de moradia da zona rural financia, através da Caixa Econômica Federal, a obra, porém o trabalhador, que deve trabalhar em regime familiar, deve ainda possui seu pedaço de terra, ou área de trabalho arrendado, de meia, comodatário ou ser poceiro.

“Lutamos por esse projeto há quase dois anos e conquistamos recursos para fazê-lo acontecer. Capacitamos junto a Caixa Econômica diretores sindicais, engenheiros, arquitetos, assistentes sociais para que o benefício chegasse aos mais necessitados.

Sabemos que centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais sonham ter sua casa para morar e isso é possível”, destacou Genivaldo Oliveira, diretor-presidente da Fetag-AL.
Em todo estado mais de 600 famílias da zona rural estão cadastradas no Programa Minha Casa Minha Vida para Zona Rural, com a expectativa de receber o benefício do Governo Federal. O agricultor beneficiado pagará apenas 4% do valor total do subsídio liberado para a construção do imóvel. Ao todo, oito municípios já foram contemplados com a liberação de recursos pelo programa.