Agricultores conhecem unidade PAIS que é modelo em Arapiraca

  • Redação
  • 18/11/2011 21:40
  • Interior

Agricultores de Lagoa da Canoa vão conhecer um produtor da comunidade Gruta D’Água, na zona rural de Arapiraca, que produz alimentos de forma agroecológica e está conseguindo melhorar a renda da família a partir da comercialização.

A visita ocorre na próxima quinta-feira (24), às 9h, e será coordenada por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). O agricultor que será visitado trabalha numa unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), num projeto que teve o apoio do Sebrae/AL.

“Em determinadas épocas do ano, ele consegue produzir até mais de dez tipos de hortaliças, entre elas coentro, cebolinha e alface”, citou o técnico em agropecuária da Seagri, Elielton Amaral. Segundo ele, a família do agricultor incluída na unidade PAIS comercializa parte da produção em feiras livres de Arapiraca. “Os alimentos também são consumidos pela própria família”, disse o técnico.

“O modo de produzir, em harmonia com os recursos naturais, sem uso de insumos químicos, a diversificação produtiva e os resultados da comercialização colocam esse agricultor como um modelo entre os beneficiados pelas unidades PAIS, por isso vamos promover esse intercâmbio entre os agricultores”, explicou a extensionista social da Seagri, Valdenice dos Santos.

Como funciona – A unidade PAIS pode ser instalada em pequenas propriedades. Além de produção de hortaliças, permite a criação de aves. O que não é aproveitado dos vegetais serve como alimento para as galinhas, enquanto o esterco das aves serve para adubação.

As culturas são plantadas de modo circular e tudo é irrigado a partir de um reservatório, geralmente uma caixa d’água que fica num ponto mais elevado ou numa estrutura de concreto. Para isso, é necessário que próximo da propriedade do agricultor haja um açude ou uma fonte natural de água, que vai abastecer a caixa durante o ano inteiro. É preciso também que haja eletricidade para o bombeamento da água até essa caixa. A ida do grupo de produtores de Lagoa da Canoa também tem o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Agricultura.