Eletrobras instala equipamentos eficientes em prédios públicos de Arapiraca

  • Redação
  • 28/09/2011 04:11
  • Maceió

A Eletrobras Distribuição Alagoas começou a instalar em Arapiraca, aparelhos de ar condicionado e lâmpadas eficientes nos prédios públicos da prefeitura. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora e beneficia as escolas Djalma Mateus Santana, Hugo Lima, João Batista Pereira e Pontes de Miranda e o 5º Centro de Saúde do município. A solenidade que marcou o início das instalações foi realizada na manhã desta terça-feira (27).

No prédio da Escola de Ensino Fundamental Hugo Jose Camelo Lima serão instaladas 291 lâmpadas, 179 reatores eletrônicos e dois aparelhos de ar condicionado; já na Escola Djalma Matheus Santana serão 245 lâmpadas, 144 reatores eletrônicos e um ar condicionado; a Escola João Batista Pereira da Silva será beneficiada com 250 lâmpadas, 145 reatores e um ar condicionado; a Escola Pontes de Miranda receberá 509 lâmpadas, 509 reatores e dois condicionadores de ar; no 5º Centro de Saúde serão substituídos 175 lâmpadas, 92 reatores e nove aparelhos de ar condicionado, totalizando 1470 lâmpadas, 1069 reatores eletrônicos e 5 condicionadores de ar, um investimento de aproximadamente R$ 100 mil.

Segundo informações da Assessoria de Eficiência Energética, responsável pelo Projeto, a troca das lâmpadas e dos equipamentos proporcionará uma redução de 80,21 MWh/ano no consumo de energia elétrica, o equivalente ao gasto de 70 unidades consumidoras, por mês, que registram um consumo médio de 100 kWh. Os dados foram obtidos em um levantamento feito pelos técnicos. Eles também diagnosticaram que o maior problema para o alto consumo de energia nos prédios públicos de Arapiraca eram equipamentos obsoletos e ineficientes.

Para o gerente da Assessoria de Eficiência Energética, Almir Pereira, a ação da Eletrobras ajuda a reduzir os impactos ambientais e contribui para a saúde de estudantes e profissionais das escolas e posto de saúde beneficiados. “Com as novas lâmpadas, haverá uma melhora na qualidade da iluminação do ambiente, o que evita problemas na visão, por exemplo,”. O engenheiro eletricista destacou que as crianças e adolescentes são importantes na disseminação do consumo consciente de energia.

Almir aproveitou para informar que a partir de janeiro a Eletrobras estará com um novo projeto para os estudantes. “É um caminhão equipados com instrumentos educativos interativos, onde os alunos poderão conhecer o processo de produção de energia de forma didática e inovadora”. O veículo está em fase de montagem e ainda esse ano será apresentado a sociedade. O caminhão irá percorrer os municípios do interior levando educação e conhecimento aos estudantes.

O prefeito Luciano Barbosa, encerrou o evento convidando os representantes das secretarias a criar ações que reduzam o consumo de energia. “Quero lançar o desafio a vocês de economizar energia nas repartições e o recurso que for reduzido seja revertido em melhorias para as escolas e postos de saúde. E as outras secretarias que conseguirem economizar destinarão os recursos para a saúde e educação”. A ideia do prefeito foi aprovada por todos e será aplicada em breve. Antes, a Eletrobras irá promover um treinamento sobre eficiência energética para todas as secretarias municipais de Arapiraca.

Também nessa terça-feira, a Eletrobras Distribuição Alagoas fez a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas de baixo consumo de energia, para consumidores de baixa renda, inseridos na tarifa social do governo federal. Foram disponibilizadas cinco mil lâmpadas para o município de Arapiraca.