Limoeirenses participam de doação itinerante de sangue

  • Redação
  • 22/09/2011 06:22
  • Interior
Assessoria

A unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) permaneceu durante toda esta quarta-feira (21) na cidade de Limoeiro de Anadia, onde realizou coletas de sangue junto à população local. A ação foi fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) e a Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Toda estrutura foi montada, estrategicamente, no centro da cidade, defronte a Praça de Eventos, reunindo dezenas de pessoas. Ao todo foram realizadas 72 coletas de sangue, ultrapassando a meta do dia que seria de 70 coletas.

O prefeito Marlan Ferreira, juntamente com a secretária municipal de Saúde, Aline Mota, abriram oficialmente os trabalhos na condição de voluntários doadores. Na oportunidade, Marlan fez questão de frisar a importância daquele ato. “Estou fazendo a minha parte para salvar vidas. Doar sangue é um ato muito prazeroso e que deveria ser uma prática mais comum entre as pessoas”, frisou o gestor.

A ação aconteceu das 8 às 16 horas e teve como objetivo formar um estoque para atender hospitais e maternidades do Estado, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE). Como forma de reconhecimento e, ao mesmo tempo, de incentivo, a Secretaria de Saúde do Município premiou com um aparelho celular o agente comunitário que mais se empenhou em mobilizar pessoas para a doação de sangue.

A primeira doadora da comunidade foi dona Divonete dos Santos. Ela veio da zona rural, do povoado Timbó de Baixo, somente para doar sangue. “Essa foi a primeira vez que doei sangue. Não doeu e foi tranqüilo. Sempre tive vontade de doar, mas nunca tive oportunidade. Estou feliz por ter doado meu sangue e, principalmente, por saber que ele ajudará a salvar vidas”, disse a agricultora, que foi agraciada pela secretária Aline Mota com uma camiseta da campanha.

Já o limoeirense José Marcos, doador há 10 anos, aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, participar do ato solidário. “Eu me acostumei a doar sangue. Além de não ter qualquer prejuízo com relação à saúde, a doação de sangue é importante para salvar vidas. Eu estou aqui, mais uma vez, fazendo a minha parte”, disse o doador.

Durante a coleta externa, uma equipe multidisciplinar do Hemoal esteve de prontidão para atender aos candidatos à doação. A equipe ainda esclareceu dúvidas relacionadas à doação voluntária de sangue e doação voluntária de medula óssea.