Transformações internas da Uneal são debatidas em Fórum Universitário

  • Redação
  • 13/09/2011 23:20
  • Educação

O III Fórum Universitário da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) teve início, na manhã desta terça-feira (13), no auditório do Campus I, em Arapiraca. A abertura teve a presença de professores, estudantes e técnico-administrativos. O evento constitui uma etapa do debate para encaminhar os progressos da instituição nos próximos anos.

Com o tema “Gestão Democrática no Ensino Superior”, a palestra inicial foi conduzida pelos professores Maria das Graças Correia Gomes (Uneal) e Sérgio Onofre de Seixas (Ufal). O vice-reitor da Uneal, professor Clébio Correia mediou os trabalhos.

De acordo com o vice-reitor, a realização do III Fórum Universitário é uma conquista da comunidade acadêmica. “A gente não pode desperdiçar essa oportunidade de discutir e reformular as questões da universidade de forma democrática. As propostas tiradas daqui serão encaminhadas ao Conselho Universitário para reformulação do estatuto da universidade”, destacou o gestor.

A diretora do Campus I, professora Maria Helena Aragão, falou da emoção de participar do evento. “Hoje eu relembro o I Fórum da Uneal onde estávamos discutindo a dura sorte dessa instituição cujo estatuto não refletia a realidade e o regimento que nem tínhamos”, afirmou ao explicar a importância dos fóruns na construção das transformações da universidade.

O pró-reitor de Extensão, professor Marcos Pontes, o reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, o representante da Comissão Organizadora do Fórum, professor Washington Viana, além de representantes dos estudantes também falaram sobre o papel do evento.

As atividades terão continuidade à tarde com a mesa redonda “A Uneal no Contexto do Ensino Superior de Alagoas”. O secretário de Articulação Política de Alagoas, Rogério Teófilo e o deputado estadual Judson Cabral também ministram palestras sobre o tema.

O evento é aberto a estudantes, professores e técnico-administrativos da Uneal.