AMA será interlocutora de transportadores junto à Arsal

  • Redação
  • 12/09/2011 12:18
  • Maceió

A Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – vai solicitar ao governo a abertura de novos prazos para o debate público entre prefeitos, representantes da sociedade civil, sindicatos e associações de transportadores interestaduais e intermunicipais para garantir que todos possam participar da licitação aberta pela ARSAL para regular o setor.

Essa foi a principal proposta defendida pelos prefeitos e transportadores presentes a uma reunião com a diretoria da Agência, na AMA, nesta segunda-feira. “Queremos que todos tenham igualdade no processo e os transportadores de Alagoas não sejam prejudicados”, disseram os prefeitos Areski Freitas, de União dos Palmares e Jarbas Pereira de São José da Tapera.

Para a prefeita Renilde Bulhões, de Santana do Ipanema, a hora é de entendimento e, se não houve uma ampla discussão é indispensável que o governador dê apoio a essa decisão.

O edital

O edital da licitação para transporte complementar foi republicado sexta-feira (09), com alterações no número de linhas em algumas regiões, a modificação do prazo para pagamento de outorga e troca de veículos, além da isenção da adequação para acessibilidade e critérios de pontuação negativa em multas de trânsito.

Porém, para a associação de taxistas de União dos Palmares, mesmo com as alterações o número de vagas não corresponde à quantidade de trabalhadores e a necessidade existe cada município. Os prefeitos entendem que é preciso ser feito um novo levantamento em relação ao número de linhas. “Também é preciso reforçar, que deve ser levado em conta a experiência local destes trabalhadores”, lembrou a prefeita Renilde.