Despesca renderá quase uma tonelada para Estrela de Alagoas

  • Redação
  • 01/09/2011 15:15
  • Interior

Moradores do povoado Impueiras, em Estrela de Alagoas, serão, nesta sexta-feira (2), mais uma vez beneficiados com a despesca de quase uma tonelada de peixes tilápia. Essa é a estimativa da biometria nos tanques da Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce, projeto desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).


Em dezembro de 2010, a Despesca em Estrela de Alagoas rendeu 667 quilos de tilápia. Em março, a segunda rendeu cerca de 900 quilos. Os peixes pescados são vendidos à população por um preço abaixo do praticado no mercado. O que não for vendido no evento será comercializado para fora e o dinheiro adquirido vai ser aplicado na sustentabilidade do sistema.


Nesta sexta-feira, o projeto em Impueiras irá inauguras outros dois tanques-criadouros no local. O evento está previsto para começar às 8 horas da manhã e contará com a presença do diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto. Alagoas possui ainda outra Unidade Demonstrativa em Santana do Ipanema e uma terceira será instalada próximo ano em Cacimbinhas.


Acesso a água


O Programa Água Doce visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do Semiárido.

O PAD é uma iniciativa do governo federal, através do Ministério do Meio Ambiente, e atua em Alagoas desde 2005, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, trazendo grande benefício para a expansão do conhecimento sobre a boa gestão dos recursos hídricos e para ajudar a determinar as melhores estratégias para alcançar a autonomia no Semiárido brasileiro, com adaptação às alterações climáticas.