Governo estabelece diretrizes para execução do Programa Água Para Todos

  • Redação
  • 29/08/2011 18:21
  • Brasil/Mundo

O governador Teotonio Vilela Filho abriu, na manhã desta segunda-feira (29), reunião para discutir a metodologia de trabalho referente à implantação em Alagoas do Programa Água para Todos do governo federal, lançado pela presidente Dilma Rousseff em julho, em Arapiraca, para todo o país. “Água significa vida, saúde da família e dignidade para todos. Precisamos fazer com que essa oportunidade se transforme em melhoria na vida das pessoas”, disse o governador.

“Para que a água traga o benéfico a que se propõe, o ProÁgua não é uma tarefa fácil, mas possível. É para isso que estamos aqui, para definir como utilizar essa água com racionalidade e inteligência, levando ao semi-árido, agreste e até a zona da mata, que apesar de suas terras úmidas, não tem água tratada e com qualidade. Esse mau uso acarreta sofrimento e mais gastos públicos”, explicou Teotonio.

Segundo ele, a reunião vai delimitar atribuições dos órgãos envolvidos. “Cada Estado vai trabalhar de acordo com as suas potencialidades e limitações. Com a parceria que formalizamos com cada órgão, estabeleceremos ações efetivas, programadas em um projeto comum, articulado e com metas. É importante sairmos daqui com o papel definido de cada um, inclusive o do governador, que atuará junto aos órgãos e buscará recursos para cumprir o trabalho”, disse.

Participam da reunião representantes do Ministério da Integração Nacional (MIN), da Agência Nacional de Águas (ANA), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e os secretários estaduais da Infraestrutura (Seinfra), Marcos Fireman; da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), Katia Born; do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Ivã Vilela; de Saúde (Sesau), Alexandre Toledo; de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Marcelo Palmeira; de Agricultura (Seagri), Jorge Dantas e o Diretor-Presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes.