Municípios do São Francisco ganham Plano de Resíduos Sólidos

  • Redação
  • 09/08/2011 13:33
  • Interior

Alagoas ganhou uma nova ferramenta para resolver o problema dos lixões. O Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, apresentou nesta terça-feira (9), em Arapiraca, o Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos da Bacia do Rio São Francisco. Foram apresentadas as etapas para construção do Consórcio Público que colocará essas cidades em acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A apresentação foi realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), e contou com a presença do secretário Ivã Vilela. Estavam presentes também o secretário municipal de Meio Ambiente de Arapiraca, Ricardo Vieira, e o diretor presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto, parceiros nas ações de conscientização da problemática dos resíduos sólidos na região.

A divulgação do Plano de Gestão Integrada dos Municípios Inseridos na Região Hidrográfica do Rio São Francisco foi realizada pela empresa contratada, Brencorp, que explicou aos presentes as etapas realizadas e como será a gestão de resíduos para a bacia com os Consórcios Públicos. Os municípios de Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia também receberão nesta quarta (10) e quinta-feira (11), os técnicos da Semarh para apresentação dessa importante ferramenta.

Alagoas é o segundo estado que conseguiu o convênio com o Governo Federal que prevê a elaboração de Planos Estaduais, Intermunicipais e Municipais de Resíduos Sólidos até o ano de 2012. Outra ação é o encerramento de lixões com a disposição adequada dos resíduos até o ano de 2014. Em Delmiro Gouveia, já existe um aterro sanitário em construção que atenderá o sertão alagoano.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Arapiraca, Ricardo Vieira, o apoio do Governo Estadual e Federal garantiu importantes avanços. "Temos muitos municípios no nordeste ainda com lixões a céu aberto e precisamos ter consciência da importância de resolver essa problemática. A Semarh e o IMA têm sido parceiros importantes nesse processo e com eles formamos uma relação de apoio estreita na questão ambiental".

O diretor presidente do IMA, Adriano Augusto, lembrou o esforço coletivo para realização do consórcio. "A partir de agora, teremos grande responsabilidade social na formação do Consórcio Público da região do São Francisco. Mas os técnicos do Governo Federal, e também de Alagoas, criaram uma forma inteligente e efetiva de auxiliar os municípios de nosso estado a resolver a problemática dos resíduos sólidos".

O avanço na conscientização e a realização dos trabalhos dentro dos prazos exigidos foram lembrados pelo secretário de Estado, Ivã Vilela. "Não há dúvidas de que conseguimos avançar na conscientização de gestores e agentes que trabalham dentro desse sistema de resíduos sólidos. E ainda mais importante, estamos avançando dentro do que está sendo exigido pela lei e Alagoas está cumprindo os prazos, deixando o problema do lixo para trás".

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivã Vilela, lembrou que o consórcio público deverá estar funcionando no final de 2012. "Esse Consórcio Público deverá começar a receber resíduos no fim do próximo ano, dentro do prazo da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina o fim dos lixões até o ano de 2014. Alagoas também está adiantada pois já apresentou boa parte dos Plano de Resíduos Sólidos".

Nesta quarta-feira, o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Bacia do São Francisco também será apresentado em Santana do Ipanema, no auditório da Escola Superior do Sertão (Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL). Já na quinta-feira, o Plano será apresentado em Delmiro Gouveia, no auditório Governador Ronaldo Lessa. As divulgações são abertas ao público que podem tirar suas dúvidas com os técnicos responsáveis pelo trabalho.