Gestão Democrática na Educação é tema de reunião na Facomar

  • Redação
  • 09/08/2011 08:15
  • Interior
Divulgação

A diretora do Departamento de Gerenciamento da Secretaria Municipal de Educação, Bernadete Barboza Leão, acompanhada da representante do Conselho Municipal do Fundeb, professora Jane Meire, participaram, na manhã desta segunda-feira (8), na sede da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), de reunião para debater o projeto de Gestão Democrática nas escolas da rede municipal de ensino.

O encontro contou com a presença do presidente da Facomar, Brás Antônio de Farias, do líder comunitário José Barbosa, o Barbosinha, entre outros representantes de comunidades da área urbana e da zona rural de Arapiraca.

Durante a apresentação, Bernadete Barboza revelou que, desde o início deste ano, a Secretaria de Educação vem mantendo contatos com representantes da comunidade, conselhos escolares e Sinteal, a fim de elaborar o processo para as eleições nas unidades de ensino.

A diretora de Gerenciamento esclareceu que o cronograma prevê para o dia 1º de setembro a realização do processo de escolha dos diretores e vice-diretores de 34 escolas, sendo 20 na zona rural e 14 estabelecimentos na área urbana.

Ela adiantou que está sendo formada uma comissão para conduzir todo o processo, incluindo três representantes de cada órgão, bem como a realização de assembleias nas escolas, a partir desta terça-feira (9) até o dia 12 de agosto.

Obras

Ainda durante a reunião, o secretário de Obras e Viação, Moyses Montenegro, fez uma apresentação acerca dos serviços de pavimentação e drenagem de ruas em toda a cidade.

Montenegro salientou que a prefeitura está executando serviços, como a abertura de estradas vicinais, limpeza de bueiros, colocação de piçarra em pontos críticos de algumas localidades, entre outros trabalhos para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades.

Reciclagem

O encontro também abordou outro importante tema acerca do trabalho de reciclagem de materiais descartáveis com o apoio dos moradores.

As representantes da Cooperativa de Planejamento, Projetos e Serviços Profissionais Liberais (Cooplanes), a assistente social Maria Helena Costa e a bióloga Kênnia de Cássia Araújo apresentaram aos líderes comunitários o modelo de trabalho de reciclagem de materiais e a execução do trabalho técnico-social como parte do projeto de urbanização e regularização de assentamentos precários no Bosque das Arapiracas.