Agricultores são incluídos em programas do Governo do Estado

  • Redação
  • 09/08/2011 05:01
  • Interior

Depois de se tornarem fornecedores de produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local com Doação Simultânea, os agricultores familiares do município de Junqueiro, no Agreste alagoano, serão beneficiados com outras ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), em parceria com a Prefeitura.

Os produtores serão incluídos no Programa de Agricultura Urbana e Periurbana (AUP), sendo contemplados com um módulo para produção de hortaliças e outro para produção de frango e ovos. O termo de cooperação entre Prefeitura e Estado foi assinado neste sábado (6), durante a Festa do Agricultor, realizada na Escola Agrícola São Francisco de Assis.

Cada módulo de AUP atende a cerca de 20 famílias. “É uma alternativa para geração de renda e produção de alimentos no perímetro das cidades. São famílias que vivem no perímetro das cidades, mas que têm vocação urbana”, frisou a superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Inês Pacheco.

O município também vai receber cinco unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), numa ação da Seagri com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Ao todo, serão 330 unidades PAIS para todo o Estado.

Em Junqueiro, já existem oito unidades PAIS, implantadas pelo Sebrae, fortalecendo a produção de alimentos. “São produtos saudáveis, sem uso de agrotóxicos, sem adubos químicos, e que geram renda para as famílias do campo”, citou Inês Pacheco. Segundo ela, todas as famílias incluídas no AUP e nas unidades PAIS vão receber capacitação e assistência técnica pela Seagri.

“Temos a determinação do governador Teotonio Vilela de apoiar quem trabalha no campo, seja por meio de orientação técnica, seja por meio de programas de inclusão produtiva e de comercialização”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

O município de Junqueiro também terá um aumento na quantidade de leite distribuída às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. O total vai passar de 460 para 660 litros por dia.