Arapiraca debate avanços na saúde pública

  • Redação
  • 14/07/2011 11:46
  • Interior
Assessoria

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, iniciou, na noite desta quarta-feira (13), no Clube dos Fumicultores, a abertura da VI Conferência Municipal de Saúde e a III Mostra de Experiências Exitosas no município.

O evento contou com a presença da secretária de Saúde, Aurélia Fernandes; do representante do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, e de integrante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além dO secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo; presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Adalaberto Saturnino (PMDB), além de médicos, diretores de unidades de saúde, servidores da saúde e especialistas no setor de vários municípios da Região Agreste.

A conferência prossegue nesta quinta (14), com palestra do representante do Ministério da Saúde. No período da tarde, a representante da Fundação Oswaldo Cruz apresenta o tema: “Acesso e Acolhimento com qualidade: Um desafio para o SUS”.

A primeira mesa de debates será uma exposição oral das Experiências Exitosas em Saúde de Arapiraca, e, na sequência, será ministrada palestra pelo conferencista Gilberto Pucca Junior, coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, que abordará o tema “ Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”.

No período da tarde, a partir das 14h, a conferencista Maria Angélica Carvalho Andrade, representante da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz-, ministrará a palestra “ Acesso e Acolhimento com qualidade: Um desafio para o SUS.

Qualidade de vida

O evento também contará com a apresentação de trabalhos selecionados pela Assessoria de Gestão Estratégica e Participativa. Quarenta e um temas serão apresentados sendo 36 na formatação de banner e cinco com apresentação oral ( Agentes Protetores do Meio Ambiente: uma ação intersetorial em favor da vida humana e natureza, da autoria de Ijoancira Rosa; Saúde e Segurança no Trabalho da indústria moveleira do Agreste alagoano: a pesquisa e o serviço rumo a qualidade de vida no trabalho, da autoria Patrícia Pereira.

Também serão apresentados oralmente os temas: Mortalidade por acidentes envolvendo motocicletas no município de Arapiraca e Mossoró/RN, no período de 1999 a 2008, da autoria de Aglaí Tojal; Pré-natal odontológico: experiência da promoção de saúde bucal em gestantes do PSF da Vila São José, da autoria de Liliane Alves e Processo de Planejamento, monitoramento e avaliação da gestão do SUS, da autoria de Cléa Núbia.

Segundo a secretária de Saúde, Aurélia Magna Fernandes Dias, a Conferência Municipal de Saúde é de fundamental importância para discutir e definir as diretrizes e encaminhamentos para a política municipal de saúde, com foco no fortalecimento do SUS.

Aurélia também enfatizou o apoio incondicional do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) para a melhoria da qualidade da saúde no município, que tem sido referência em toda a região, inclusive com o recebimento de prêmios pela redução da mortalidade materno-infantil e no trabalho da prevenção de doenças. A conferência se estenderá até sexta-feira (15), com oficinas de debates, apresentação de trabalhos, entre outras atividades ligadas à saúde pública e à constante melhoria da qualidade no atendimento à população.