Deputados conhecem Sistema de Saúde de Sergipe

  • Redação
  • 14/06/2011 11:29
  • Interior

Os trabalhos da Subcomissão Especial Destinada a tratar do Financiamento, Reestruturação da Organização e Funcionamento do SUS continua muito intensa.

Após a visita ao Ceará, que aconteceu no mês de maio, para conhecer o Sistema de Saúde da Capital Fortaleza, os deputados integrantes da Subcomissão foram conhecer de perto o modelo implantado em Sergipe. A proposta para conhecer o Sistema e Funcionamento do SUS foi iniciativa da deputada Célia Rocha-PTB/AL.

Os deputados participantes da Subcomissão estiveram na última segunda-feira (13/06), em vários Municípios do Estado de Sergipe: Lagarto, Simão Dias, Campo do Brito, Areia Branca e na Capital Aracaju. Diversas Clinicas de Saúde da Família, Hospitais Regionais, Hospital de Urgência e a Base Descentralizado do SAMU foram os locais visitados.

Há seis anos Sergipe investe 12% de seu orçamento em saúde, valor previsto na Constituição, diferentemente de outros Estados que, com um número muito maior de municípios e de habitantes chegam a investir menos de 10% do seu orçamento em saúde. Caso, por exemplo, do Rio Grande do Sul que com uma população de 11 milhões de habitantes e 487 Municípios investe apenas 5%. Está previsto para Alagoas receber da União um total de 800 milhões de reais para investir na saúde, em 2011. Até o momento foram investidos 44,2% do montante, em relação ao autorizado.

O Estado de Sergipe em um futuro próximo, conforme relata a deputada Célia Rocha-PTB/AL, “Será referência para o Brasil, em modelo de Gestão do SUS. O Governo acreditou que Sistema Único de Saúde pode funcionar perfeitamente se houver investimento”.