Em disputa tensa, Eurico Lobo vence eleição e é o novo Reitor da Ufal

  • Redação
  • 09/06/2011 15:25
  • Educação

Marcada pelo clima tenso e disputa acirrada, as eleições para a reitoria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) terminaram com a vitória do candidato da atual gestão, o professor Eurico Lôbo. Lôbo teve mais de 9.000 votos válidos, conseguindo somar 51,12% dos votos de estudantes, funcionários e professores da institutição de ensino superior.

Mesmo depois de ser declarado vencedor , Eurico ainda teve que esperar até as 22;30 de ontem, depois que a comissão eleitoral decidiu "abrir" seis urnas que estavam impugnadas, a margem de Eurico caiu de 54% para 51%, mas ainda assim ele manteve a vitória.

A votação mobilizou o campus  A.C. Simões, em Maceió, além dos campos Arapiraca, Delmiro Gouveia e Murici, no interior do Estado. Nesta eleição, 50 % dos alunos não compareceram aos locais de votação, surpreendendo, todos os candidatos. Apesar da votação ter ocorrido nesta quarta-feira (08) das 8h até às 21h, os votos só começaram a ser apurados no dia de hoje.

Por toda a extensão da Ufal, desde a capital e o interior, foram espalhadas quatro zonas eleitorais.  “Conhecimento que transforma” foi a Chapa 3, formada pelo atual vice-reitor Eurico Lôbo, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), e Rachel Rocha, atual diretora Instituto de Ciências Sociais (ICS).

Eurico Lôbo tem experiência na administração da Universidade já que ocupava o cargo de vice-reitor na gestão de Ana Dayse Rezende Dorea. Ele é professor do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) e participou do processo de interiorização da Ufal.

Durante a campanha, Lôbo estava confiante na vitória. ‘Temos o apoio da maioria dos diretores de unidades da universidade. Nosso compromisso é com a pesquisa e ampliação da Ufal. Na gestão da professora Ana Dayse abrimos novas vagas, fortalecemos as políticas de assistência estudantil, valorizando a ética em busca da excelência acadêmica”, ressaltou.

O professor garantiu que caso conseguisse a vitória estaria trabalhando por um novo ciclo de melhorias, com a expansão da Ufal para outras localidades.“Vamos buscar sempre melhorar e identificar os problemas. Assim queremos fortalecer a relação com a comunidade acadêmica como um todo”, reforçou.