Justiça manda governo reajustar salário de jornalistas

  • Redação
  • 31/05/2011 05:27
  • Economia

Após várias tentativas para derrubar na Justiça o arrocho salarial do governo Téo Vilela, o Sindicato dos Jornalistas conseguiu sentença favorável do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinando a reposição de 21,46% nos salários dos jornalistas da Imprensa Oficial.

O índice corresponde à inflação de quatro anos (2007 a 2010), quando a Companhia Alagoana de Recursos Humanos e Patrimoniais (Carph) negou-se a assinar Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindjornal.

Além de saírem vitoriosos nos quatro dissídios coletivos acima, o Sindicato e os jornalistas da Imprensa Graciliano Ramos (antiga Sergasa) estão em via de conquistar a reposição salarial de 2011.

Em audiência realizada na última sexta-feira, o TRT alertou os prepostos da Carph que a empresa perderá também esse dissídio. O Sindjornal propôs à Companhia que repasse aos jornalistas o mesmo reajuste concedido aos servidores estaduais (5,9%), o que foi considerado razoável pela presidente do Tribunal. A Carph dará uma resposta na próxima sexta-feira (3/06). Se não aceitar, o dissídio 2011 também será julgado.