Condomínio de Luxo em Arapiraca desviava energia da Eletrobrás

  • Redação
  • 31/05/2011 14:01
  • Geral
Cortesia: Eletrobras
Fiscalização da Eletrobras
Fiscalização da Eletrobras

Com o objetivo de coibir as ligações clandestinas no estado, a Eletrobras Distribuição Alagoas desencadeou, desde a semana passada, várias ações Arapiraca, Teotônio Vilela e também em Maceió. A ação conjunta entre os setores de Combate às Perdas, Técnico e Comercial inibiu a fraude em 115 pontos das duas localidadesdo interior do Estado.

De acordo com o líder de Processos de Combate às Perdas da Regional Oeste, Luciano Magalhães, a ação foi desencadeada após denúncias de clientes e informações das equipes de plantão, que atendiam defeitos provocados por ‘ganchos’ na rede elétrica. “Eu, pessoalmente, fiz uma verificação na cidade e levantei os bairros com maior incidência dessa prática”, disse Luciano.

Em Arapiraca, os consumidores que mais praticam desvio de energia são os que moram em condomínios de luxo e novos loteamentos. Segundo Luciano, quando uma obra está em fase de construção, o proprietário geralmente utiliza a energia de forma clandestina, quando deveria solicitar à Eletrobras a ligação temporária, ou mesmo a definitiva.

RESULTADOS

Como reflexo das ações, a distribuidora pretende reduzir, ainda mais, o número de quedas de energia por variação da tensão, causadas por esses desvios. Com a fraude, ocasiona-se falta de energia que pode chegar até, a queima de transformadores, o que provoca prejuízos não só para Eletrobras, mas para os consumidores de forma geral.

No município de Arapiraca, a ação ocorreu nos bairros Planalto, Bom Sucesso, Verdes Campos, Guaribas, Nova Esperança e São Luiz. Ao todo, 43 transformadores estavam sobrecarregados por conta de 45 ‘ganchos’, gerando má qualidade no fornecimento de energia para cerca de sete mil consumidores. Em Teotônio Vilela, foi inspecionado o loteamento Parque do Futuro, onde cerca de mil clientes estavam sendo afetados pelas ligações clandestinas. Ao final da operação nos dois municípios, 70 consumidores regularizaram a situação junto à Eletrobras.

Atuação em Maceió

Com o objetivo de coibir as ligações clandestinas no estado, a Eletrobras Distribuição Alagoas desencadeou,  várias ações em Maceió . O trabalho visa reduzir as perdas de energia que chegam a 31% do faturamento da empresa, acertar a situação dos consumidores irregulares, além de evitar riscos à vida de quem faz a ligação ou até de quem apenas passa por perto das chamadas ‘gambiarras’.

Em Maceió, a ação já foi realizada no Centro da cidade, com foco nos ambulantes que utilizam energia de maneira ilegal. De acordo com o eletrotécnico da Eletrobras, José Waldo, a operação foi executada por oito equipes, que fizeram o mapeamento de todas as áreas com desvios de energia. “Além do trabalho ostensivo, a força desta ação está na conscientização e regularização de cada um dos 37 pontos que desviavam energia. Eles precisam entender que além de praticar crime, estão colocando em risco suas vidas e de seus clientes”, explica Waldo.

Os locais onde foram encontradas mais ligações clandestinas foram as Ruas Ladislau Neto, e Francisco de Menezes e a Praça Palmares. Mas, outros lugares receberam a atuação da Eletrobras: Ruas General Hermes, Joaquim Távora e Boa Vista e as Praças Monte Pio e Floriano Peixoto.