Presidente do SindCombustíveis diz que donos de postos não são responsáveis pelo aumento

  • Redação
  • 11/05/2011 13:57
  • Cidade

O aumento dos combustíveis e a variação de preços nos postos de Arapiraca e Maceió é um assunto que vem causando polêmica há dias. Em entrevista ao programa Show da Cidade, da Rádio Novo Nordeste, na tarde desta quarta-feira (11), o presidente do Sindicato dos Combustíveis, Carlos Henrique Toledo, falou sobre o assunto.

De acordo com Carlos Henrique, o aumento dos preços da gasolina nos postos de combustíveis se deve ao aumento do preço de compra do combustível. Os postos apenas revendem. “O reajuste do etanol foi de 200% nos últimos três meses. Isso reflete no aumento da gasolina, já que tem 20% de etanol em sua composição”, disse o presidente, ressaltando ainda que o reajuste também ocorreu em outros Estados.

Perguntado sobre a investigação da Câmara e do Ministério público sobre o abuso nos preços, Carlos Henrique afirmou que os postos de combustíveis é o comércio mais fiscalizado no Brasil, e que no site da Agência Nacional de Petróleo existem pesquisas e valores disponíveis para toda a população pesquisar. “Todos podem ficar sabendo qual o valor que a gente paga para comprar o combustível e por quanto a gente vende, é só pesquisar no site”, disse Carlos.

Outra questão muito discutida e questionada pelos consumidores é a variação de preço de posto para posto. Em alguns lugares, a gasolina ultrapassa de R$ 3,00. De acordo com o presidente do Sindcombustíveis, os valores da gasolina são decididos pelos donos dos postos. A variação se justifica “porque o mercado é livre e cada revendedor vende com o preço que quer”. Carlos Henrique destacou ainda que a cada litro de gasolina comprado, 50% do valor é de imposto.

Ao final da entrevista, o presidente chamou a atenção da população para tentar buscar os verdadeiros culpados pelo aumento. Ele afirma que os postos estão sendo culpados, mas eles apenas revendem. “A gasolina está mais cara porque foi comprada mais cara. O caminho da refinaria até o posto é longo. Temos que buscar os verdadeiros culpados pelo aumento”, finalizou Carlos Henrique.