Inconsistente, Bellucci tomba diante de desconhecido na estreia em Roma

  • Redação
  • 10/05/2011 11:44
  • Esporte

Madri ficou para trás, e Thomaz Bellucci deixou seu melhor tênis na capital espanhola. Em Roma, o número 1 do Brasil e 22 do mundo não se mostrou consistente em momento algum e se despediu do Masters 1.000 italiano logo na estreia, superado pelo desconhecido Paolo Lorenzi, tenista da casa e convidado da organização. Atual 148º do ranking, o italiano de 29 anos fez 7/6(5) e 6/3, eliminou Bellucci e avançou para a segunda rodada.

O resultado significa que o esperado duelo entre Bellucci e Rafael Nadal não acontecerá. O número 1 do mundo, que aguardava o vencedor desta terça para conhecer seu adversário, enfrentará Lorenzi. Ao brasileiro resta se preparar para o torneio de Roland Garros, o Grand Slam do saibro, que tem seu começo marcado para o dia 23 de maio.

Desde o primeiro game, ficou claro que Thomaz Bellucci não teria moleza nesta terça-feira. Diante de um rival paciente, que insistia em longas trocas de bola, e de uma animada torcida italiana, o brasileiro não conseguiu encontrar uma maneira de se impor. Algumas de suas falhas recorrentes, que não apareceram em Madri, voltaram. Entre elas a ansiedade e a escolha ruim de golpes.

Em todo o primeiro set, foi Lorenzi quem teve mais chances. Bellucci salvou um break point no quinto game, mas não evitou a quebra no sétimo, quando jogou duas esquerdas para fora e deu duas curtinhas ruins. O italiano sacou para fechar o jogo, mas sentiu o peso de estar à frente do número 22 do mundo. Cometeu três erros não forçados, uma dupla falta e cedeu o empate.

A parcial foi para o tie-break, e a inconsistência de Bellucci custou caro. Depois de sair de 2/5 para 5/5, o brasileiro jogou duas bolas para fora e viu a torcida italiana comemorar a vitória no set.

Lorenzi ganhou confiança e passou até a atacar mais do que fez no primeiro set. Logo no segundo game, encaixou duas bolas vencedoras de esquerda e quebrou o saque do brasileiro. Perdendo por 3/0 e sem se sentir à vontade em quadra, Bellucci teve uma última chance de se recuperar no quinto game, quando Lorenzi sacou em 0/30, mas perdeu quatro pontos seguidos.

O italiano aproveitou o momento, quebrou Bellucci maia uma vez e abriu 5/1. Assim como no primeiro set, Lorenzi bobeou quando sacava para selar a vitória. Errou um golpe fácil junto à rede e, pouco depois, cometeu uma dupla falta, cedendo dois break points. O brasileiro enfim aproveitou, com uma ótima devolução seguida de uma esquerda vencedora.

No oitavo game, contudo, Lorenzi teve outra chance para fechar. Desta vez, não vacilou, rapidamente abrindo 40/0. O italiano ainda desperdiçou um match point ao jogar um voleio na rede, mas não perdeu a segunda chance.