Palmeira dá início a seminário para mulheres

  • Redação
  • 04/05/2011 10:54
  • Interior

Com cerca de 200 participantes, o projeto “Mulheres de Palmeira” iniciou nesta última segunda-feira, 03, no auditório da Casa Museu Graciliano Ramos. O evento teve a presença de várias autoridades. Dentre elas, o prefeito James Ribeiro, que discursou sobre a importância de um evento voltado para as mulheres palmeirenses.

A mesa de honra foi composta somente por mulheres: a vice-prefeita, Verônica Medeiros, a primeira-dama Mosabelle Monteiro, a superintendente estadual da mulher, Solange Viegas e pelas secretárias municipais do Meio-Ambiente, Ana Luísa e da educação, Márcia Souza. Antecedendo as palestras, o público prestigiou o trabalho do músico Caio Ferraz e do espetáculo de dança do grupo de alunas do 4º e 5º ano da Escola Municipal Rosa Pimentel, com o tema “Trem da Alegria”.

Dando início às palestras, a secretária estadual da mulher, Kátia Born, apresentou o tema ‘A mulher e seus direitos políticos’, pontuando tópicos relacionados à importância de denunciar o abuso doméstico. Ela frisou, também, o aumento do número de mulheres agredidas e infectadas com DST em Palmeira dos Índios. “A cada dois minutos, uma mulher agredida no mundo e, aqui (em Palmeira dos Índios), o número de mulheres abusadas chega a 15 mil. É um absurdo e eu quero mudar isto. Hoje, 11% das mulheres casadas estão infectadas com o vírus da AIDS. Isto é algo preocupante também”, disse.

Kátia comprometeu-se a instalar uma delegacia da mulher no município. “Uma semana como esta é de extrema importância, pois, provoca as mulheres para que elas se envolvam mais na política, na saúde e lutem por seus direitos. Este projeto é algo que deve ser seguido pelos 101 municípios como grande exemplo”, destacou.

O evento terá continuidade durante toda a semana e abordará assuntos relacionados à saúde da mulher e ao meio ambiente, além de oficinas e sorteio de brindes para as participantes. O encerramento será na sexta-feira, 06, na Praça da Independência. “Este é o primeiro projeto de muitos que virão. A ideia é que todo ano haja uma semana especial para as mulheres, com palestras educativas e momentos de lazer. E o melhor de tudo é que há a integração de todas as classes. É algo feito para todas as mulheres, independente de qualquer coisa”, finalizou a vice-prefeita.