Sérgio Toledo sugere criação de manual de procedimentos de catástrofes

  • Redação
  • 03/05/2011 14:29
  • Política

A Comissão Especial das Enchentes (CEENC) se reuniu na manhã de hoje, 03, para fazer uma analise das ações que estão sendo desenvolvidas. Estiveram presentes na reunião o secretário de Assistência Social do Estado, Marcelo Palmeira, o secretário Executivo de Defesa Civil, tenente coronel Gilson Romeiro, o presidente da comissão, deputado João Henrique Caldas (PTN), o vice-presidente deputado, Joãozinho Pereira (PSDB), o relator, deputado Sérgio Toledo (PDT), deputado Judson Cabral (PT), além de prefeitos de alguns municípios atingidos.

Durante a audiência, o deputado Sergio Toledo sugeriu que a Defesa Civil fizesse um manual de procedimentos de catástrofes, para quando necessário o atendimento a população, as medidas extraordinárias e coordenadas para se manter a qualidade básica ou mínima de atendimento estejam disponíveis. “Os princípios básicos no atendimento em situações de catástrofes devem ser a triagem, tratamento e transporte, partindo desses princípios, o Estado deve estar preparado para atender a população, sem perder tempo na hora de atuação nesta situação”, disse Toledo.

Ainda de acordo com Sérgio Toledo, a população e o Estado podem trabalhar de forma pré-definida de como agir nas situações de enchentes, saber como devem e para onde se deslocar, como agir durante as primeiras horas e quais os órgãos e secretarias envolvidos para socorrer as vítimas das catástrofes.