AMA-AL emite nota de repúdio a programa exibido pela MTV

  • Redação
  • 03/05/2011 14:10
  • Televisão
Reprodução Youtube

Um dos quadros do programa "Comédia MTV" causou polêmica entre internautas e familiares de autistas pelo Brasil. No esquete que teria sido exibido na última semana de março, os atores fazem uma paródia do antigo programa do SBT "Casa dos Artistas, que foi rebatizado de "Casa dos Autistas". A sátira foi encaada como exagerada e preconceituosa, por associar ao ridículo um assunto tão sério quanto o autismo.


Durante a encenação, que tem pouco mais de dez minutos, os atores do programa simulam ser autistas, sendo que um deles faz um autista que tem um surto diante das câmeras. Segundo Monica Ximenez, presidente da Associação de Amigos dos Autistas de Alagoas (AMA-AL) a encenação revoltou familiares do espectro autista.


“Se isso é uma piada, foi de muito mau gosto por sinal. Isso é uma afronta a toda luta que nós temos até hoje. Eles não têm o mínimo de conhecimento sobre a doença, por isso, o que eles fizeram foi uma aberração”, frisou Mônica Ximenez. A presidente da AMA-AL enviou uma petição pública com uma nota de repúdio em relação ao que foi divulgado pelo programa.

“Os grupos de discussões sobre autismo, juntamente com a Rosinha da Adefal realizaram algumas manifestações e até abaixo-assinados. Acredito que todo mundo um dia irá responder por aquilo que fez. Deveriam ter pensado no público-alvo da MTV, que são adolescentes e não usar a palavra 'autista' de forma pejorativa”, desabafa Monica Ximenez.

Para tentar uma retratação por parte da emissora, internautas iniciaram um abaixo-assinado para que o vídeo seja retirado do ar e a emissora faça um pedido de desculpas.

Emissora reconhece erro

Diante da resposta negativa dos telespectadores e de entidades de apoio a portadores de autismo, a emissora acabou reconhecendo o erro e emitiu uma nota à imprensa, afirmando que faria uma retratação pública dentro do programa e veicularia vinhetas educativas sobre o tema.


A MTV Comédia exibiu um pedido de desculpas ao vivo na última terça-feira (26). O pedido foi a forma encontrada pela emissora para se retratar diante de todo o mal gerado pelo quadro, que entrou há alguns dias no humorístico da emissora jovem musical, e que foi motivo de representação impetrada no Ministério Público Federal.


No dia 27 de abril, uma falsa psicóloga, supostamente especializada em tratar crianças com autismo foi presa em Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde funcionava um centro de tratamento especializado fundado por ela. Segundo a delegada Patrícia de Paiva Aguiar, da Delegacia do Consumidor (Decon), a mulher não possui graduação em curso superior, nem especialização em psicologia.


De acordo com a presidente da AMA-AL a falsa psicóloga, Beatriz Cunha é conhecida nacionalmente e sempre ministrava palestras para desmistificar o autismo. “É lamentável um fato desse, porque são várias vidas e famílias em jogo. Isso pode levar a regressão do quadro dessas crianças”, frisou Monica Ximenez.

Texto do pedido de desculpas da emissora:

“O Comédia MTV sabe que autismo é uma coisa séria e que o autista deve ser tratado com respeito.

Por isso, nós do elenco do Comédia MTV, gostaríamos de pedir sinceras desculpas a todos que se sentiram ofendidos com a sketch “Casa dos Autistas”, veiculada no dia 22/03/2011 no programa Comédia MTV.

A MTV Brasil sempre apoiou e continuará apoiando causas ligadas à inserção social de pessoas com deficiência.”

O programa Comédia MTV traz um time de novos talentos do humor nacional, com elenco que conta com nomes como Marcelo Adnet e Dani Calabreza, entre outros. A atração foi escolhida pela APCA (Assoc. Paulista dos Críticos de Arte) como o melhor programa do gênero da TV brasileira em 2010.


(Nota retirada do site Meioemensagem).