Coren tomará providências contra demissão de enfermeiros

  • Redação
  • 02/05/2011 14:36
  • Cidade
UE do Agreste
UE do Agreste

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas está tomando as providências legais para sanar os problemas gerados pela Circular nº 02/11 da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas - Sesau-AL, que determinou a exclusão do quadro quantitativo de carga horária extra do Hospital Geral do Estado de Alagoas e da Unidade do Agreste de Arapiraca. Com a medida, o quadro de profissionais de Enfermagem nesses hospitais ficou muito reduzido, dificultando o atendimento da população.

A assessora legislativa do COREN-AL, Elizandra Candiotti, solicitou uma audiência com o Procurador-Geral de Justiça de Alagoas, Eduardo Tavares, para tratar do assunto.

A Gerência de Enfermagem do HGE elaborou uma escala de trabalho que, devido à escassês de pessoal, não é a ideal para o funcionamento de quase todas as alas do hospital. O Conselho, juntamente com as entidades de classe da categoria no estado, divulgou um comunicado pedindo a compreensão dos profissionais de Enfermagem do HGE e da Unidade do Agreste no cumprimento dessas escalas, enquanto as medidas legais estão sendo tomadas.

Segue o Comunicado:

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas, o Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas, a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Alagoas, e a Gerência de Enfermagem do Hospital Geral do Estado de Alagoas vêm pedir a compreensão dos profissionais de Enfermagem do referido hospital quanto ao cumprimento da escala de trabalho, remanejada em motivo da carência gerada pela determinação da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, Circular nº 02/11/GAB/SESAU-AL, de 14 de março de 2011, que impõe a exclusão do quadro quantitativo de carga horária extra.

As entidades informam ainda que as respectivas providências legais estão sendo tomadas por elas no sentido de sanar de forma permanente os transtornos causados aos profissionais, confiantes no empenho em minimizar os reflexos do problema no atendimento à sociedade alagoana.