Representantes do Governo Espanhol visitam IML, IC e II

  • Redação
  • 29/04/2011 20:26
  • Cidade

Representantes do governo espanhol que integram a Cooperação Espanhola para o Desenvolvimento (AECID) visitaram durante toda manhã de hoje, 29, as instalações dos Institutos que compõem a Perícia Oficial de Alagoas (PO). A ação promovida pela Secretaria de Defesa Social e pela Direção Geral da PO serviu para apresentar a atual situação e os projetos de melhoramento que eles passarão a partir deste ano.

Na visita os integrantes do AECID, que em breve assinarão termo de cooperação com o Estado de Alagoas na área de segurança, polícia cientifica e de investigação, puderam conhecer o funcionamento e a estrutura física e operacional do IML, Instituto de Criminalística e de Identificação do Estado.

A comitiva, formada pelo Coordenador Geral da Cooperação Espanhola, Jesus Molina, e o Conselheiro do Interior da Embaixada da Espanha, Leôncio Gomes, juntamente com os alagoanos Ana Márcia, Diretora Geral da Perícia Oficial do Estado, Rosana Coutinho, Diretora do Instituto de Criminalística (IC), Nicholas Passos, assessor especial da PO, e os Coronéis da PM Edmilson Cavalcante e Marcus Vinicius começaram as visitas pelo Instituto Médico Legal (IML) onde foram recebidos pelo Diretor Gerson Odilon.

No antigo prédio do IML Estácio Lima, tombado pelo patrimônio histórico e que pertence a Universidade Federal de Alagoas, os espanhóis conheceram a sala de exame de corpo de delito, sala de necropsia, os novos carros rabecões e a parte administrativa. Gerson Odilon parabenizou a iniciativa do grupo em conhecer a realidade da perícia alagoana.

“As carências são muitas e de vários anos atrás. Logo quando assumi o IML fiz um diagnostico onde fiz um retrato das reais necessidades, estamos agora com a expectativa da construção do novo IML, temos a certeza que iremos sair do pior para o melhor, pois sabemos da importância dos exames periciais. A garantia do direito da família do morto, a condenação dos criminosos e a liberdade de inocentes dependem e muito do resultado de exames realizados pelos nossos profissionais”, afirmou Gerson.

O segundo local visitado foi o Instituto de Criminalística onde a comitiva espanhola conheceu o laboratório de balística, os núcleos de perícia externa, perícia interna e os equipamentos utilizados no dia-a-dia dos peritos alagoanos. A diretora do IC, Rosana Coutinho, juntamente com o perito Nicholas Passos, mostrou a dinâmica de funcionamento desde o acionamento das equipes até o seu retorno com o material colhido no local de crimes.

“Mostramos o nosso micro-comparador balístico e a sala onde os peritos fazem seus laudos. Porque muitas vezes as pessoas pensam que o nosso trabalho se restringe ao local do crime, mas há toda uma rotina e procedimentos padrões seguidos pelos nossos peritos na aquisição de vestígios que se transformarão em provas técnicas, após passarem por vários exames realizados pelos próprios peritos”, disse Rosana.

Por último os integrantes do AECID estiveram no Instituto de Identificação Delegado Mario Pedro onde conheceram o Afys Civil, sistema responsável pelo banco de dados de identificação e o Afys Criminal, sistema similar que será interligado nacionalmente com informações de criminosos. Eles puderam ainda acompanhar a confecção de carteiras de identidade e o seu complexo sistema de segurança contra fraudes e falsificações.

O Conselheiro do Interior da Embaixada da Espanha, Leôncio Gomes, ficou surpreendido com o trabalho desenvolvido pelos três institutos (IML, IC e II) e como o banco de dados de DNA para pessoas desaparecidas, único no Brasil. Segundo ele, o futuro da segurança pública está na pericia criminal, por isso a necessidade de se investir cada vez mais na ciência como arma de combate a criminalidade.

“A prova técnica vem prevalecendo na acusação e condenação de criminosos, principalmente por morte violentas. Além disso, nesses espaços são essenciais para pesquisas, por serem locais científicos, onde os números servem de referência para ações de combate a criminalidade”, garantiu Gomes.

Para Ana Márcia, Diretora Geral da Perícia Oficial, a visita foi bastante produtiva e espera em breve assinar o termo de cooperação por entender que o projeto será um passo importante para a perícia como um todo.

“O Governo do Estado vem investindo e mudando a cara da Perícia alagoana. Priorizando ações de estruturação e aquisição de equipamentos para a construção dos laboratórios, passos importantes para a certificação dos trabalhos realizados pelos peritos e dando uma resposta positiva a sociedade”, afirmou a Diretora.

Com o fim da visita uma comissão de Alagoas ficou de preparar um relatório completo sobre as atividades de cada instituto que será encaminhado para a Espanha. Técnicos de lá, entre eles peritos, também deverão fazer uma nova visita a Alagoas, que ainda será agendada.