Prefeitura sedia Fórum de Qualificação de Assistência Perinatal

  • Redação
  • 29/04/2011 13:13
  • Cidade

A Secretaria de Saúde de Arapiraca realizou, nesta quinta-feira (21), no auditório do Centro de Referência Integrada – CRIA, o 1° Fórum de Qualificação de Assistência Perinatal.

O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da coordenação Estadual da Saúde da Mulher e da Operadora Institucional do Ministério da Saúde por Alagoas.

Representantes das maternidades Nossa Srª de Fátima, Afra Barbosa, Regional e São Lucas, além de membros do Comitê Municipal de Saúde e profissionais ligados à Atenção Básica do município também participaram do evento.

A representante do Ministério da Saúde, Angélica Cardoso, falou sobre a humanização da assistência através da vinculação da gestante ao serviço de acolhimento com classificação de risco. A “Lei do Acompanhante” que garante uma pessoa de livre escolha da gestante antes, durante e após o parto, também foi apresentada por Angélica Cardoso.

Segundo Aruska Magalhães, uma das coordenadora do Programa Saúde da Mulher no município, o Fórum teve maior significado para todos os participantes, principalmente porque foi realizado em uma reunião oficial do “ Comitê Pela Vida”, que é voltado à prevenção e redução da mortalidade materno-infantil em Arapiraca.

A coordenadora Estadual da Saúde da Mulher, Valkíria Traveiros, destacou que a saúde da mulher em Arapiraca tem sido executada com excelência de qualidade, sendo referência para todo o Estado. Aurélia Magna Fernades Dias, secretária de Saúde de Arapiraca, frisou a importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido no município, pois as equipes atuantes são totalmente comprometidas.

“ O município compreende a importância da valorização de ações voltadas à qualificação da assistência materno-infantil, por isso o prefeito Luciano Barbosa não mede esforços para tornar a atenção básica uma das principais prioridades em sua gestão”, finalizou a secretária.