Circuito gastronômico fortalece turismo em Alagoas

  • Redação
  • 29/04/2011 06:04
  • Cidade

Com mais de 50 opções gastronômicas, foi lançada nesta quinta-feira, no Restaurante Bodega do Sertão, a 6ª edição do Festival Brasil Sabor 2011, que visa fortalecer o turismo em vários estados do país. O evento acontece em todo o Brasil até o dia 29 de maio.

Durante o lançamento, o vice-presidente da Abrasel-AL, André Generoso, afirmou que para esta edição do festival foram criadas novas formas de atrair os restaurantes e os clientes.

“O evento foi criado de duas maneiras, pela programação da Abrasel nacional e pela Abrasel-AL, que trouxe novidades para o circuito, como 40% de desconto, de segunda a quinta-feira, nos pratos participantes; o Passaporte Sabor e a doação de 1 real para instituições de caridade a cada prato vendido. Além disso, é importante destacar que 90% dos pratos participantes foram produzidos para o festival”, afirma.

Com o Passaporte Sabor, o cliente vai somando carimbos e, ao totalizar 5 passagens por estabelecimentos diferentes, concorre a degustação de todos os pratos participantes do festival, que poderão ser consumidos durante um ano. Já se o ganhador for um turista, será presenteado com uma viagem de uma semana à Maceió com alimentação e hospedagem.

Para Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, é um privilégio para o Governo do Estado apoiar esse evento. Segundo ela, poucas capitais têm a qualidade gastronômica dos restaurantes de Maceió. “Agora fica o desafio para os participantes do circuito”, disse.

A gastronomia é um dos atrativos turísticos mais procurados pelos turistas. Segundo Danielle Novis, “quando o turista faz seu roteiro, ele pensa primeiro onde e o que vai comer. A gastronomia é, sem dúvida, um requisito muito importante”, assegura.

Realizado pela Associação dos Bares e Restaurantes - seccional Alagoas (Abrasel-AL), o evento conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Caixa Econômica Federal, Sebrae, Ambev e Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur).

Brasil Sabor - Em 2011, o Festival vem com o tema “À mesa, o Brasil já é Hexa”, representando a preparação e qualificação do setor de alimentos para receber turistas que virão assistir aos jogos da Copa do Mundo no país.

Quem quiser realizar o circuito e conhecer os pratos que estão participando do Festival Brasil Sabor 2011, é só acessar o site http://www.brasilsabor.com.br/festival/ e fazer seu roteiro.