Escola em tempo integral promove melhoria no rendimento de alunos

  • Redação
  • 27/04/2011 08:25
  • Cidade
Valdir Rocha

Por meio do Mais Educação, alunos passam o dia inteiro na unidade de ensino participando de atividades pedagógicas, culturais e esportivas

“Aqui aprendi muitas coisas, estou mais motivada em sala de aula e melhorei minhas notas. E minha mãe faz questão que não falte um dia”. A descrição de Izalane Benedito, aluna da Escola Estadual Tavares Bastos, em Maceió, resume o êxito dos programas de educação em tempo integral nas unidades da rede pública em Alagoas.

Ao todo, 89 escolas da rede estadual participam do Programa Mais Educação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que estimula escolas a implantar projetos educativos onde os alunos passam o dia inteiro na unidade de ensino participando de atividades pedagógicas, culturais e esportivas.

Ao todo, 10.489 alunos são beneficiados em escolas nos municípios de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Rio Largo, União dos Palmares, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Porto Calvo e Piranhas. “Até o ano passado, tínhamos 76 escolas com o programa, mas em 2011, outras 13 unidades também passaram a executar as ações”, calcula a técnica da Gerência de Ações Complementares da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Alzira Pereira.

Integração – Em algumas escolas, a educação em tempo integral reúne tanto atividades do Mais Educação quanto do Programa Segundo Tempo, projeto do Ministério do Esporte para democratizar o acesso à prática esportiva entre os jovens. É o caso da Escola Tavares Bastos, onde 120 estudantes do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental se alternam em aulas de reforço de Português e Matemática e jogos de basquete, voleibol e ações de promoção da saúde.

São selecionados para participar das atividades os alunos com maior dificuldade de aprendizagem em sala de aula. No entanto, a diretora da escola, Thamara Carnaúba, garante que após o programa, as notas dos garotos melhoraram. ”Eles passam a ter um desenvolvimento melhor e a taxa de aprovação nas matérias do ensino regular aumentou. Os resultados são tão bons que, todo dia, novas mães nos procuram pedindo para inserir seus filhos no programa”, comemora.

Aluno do 7º ano, Luiz Gabriel Parente, de 12 anos, é um dos que registrou avanços graças à educação integral. Até então, ele não tinha boas notas em Português e Matemática, mas após participar das aulas de reforço, conseguiu superar suas dificuldades de aprendizado. “Elas nos ajudam muito e hoje já faço as provas com maior facilidade”, destaca ele.

Segurança – Outra vantagem do Mais Educação é proporcionar tranquilidade aos pais e mães que, em virtude de seus trabalhos, passam o dia inteiro fora de casa e não têm com quem deixar os filhos. É o que acontece na Escola Estadual Maria Rosália Ambrozzio, uma das oito escolas do Centro Educacional e de Pesquisas Aplicadas (Cepa) a executar o programa.

A diretora da escola, Leocádia Mendes, explica que 150 alunos ficam de 8h às 17h na escola e, nos intervalos, ainda tomam banho e fazem três refeições. “Os pais dão total apoio às nossas atividades, pois eles sabem que aqui seus filhos estão seguros, tanto que em algumas turmas, temos crianças da mesma família estudando juntas”, conta.

É o que ocorre com a pequena Nicole Ribeiro, de oito anos, que, ao lado dos dois irmãos, participa das atividades do Mais Educação. “Minha mãe e minha avó trabalham vendendo quentinha e passo o dia todo aqui”, revela a menina, que lista as atividades de leitura e de capoeira como as suas prediletas.

A coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Márcia Dantas, aponta outra vantagem do programa: a maior integração entre os

Nas escolas de tempo integral, alunos participam, inclusive, de atividades esportivas

estudantes e a escola. “Eles passam a ver a unidade de ensino como uma extensão da sua casa e, dessa forma, também cuidam melhor dela”, diz.

Esporte – Os benefícios das atividades da educação em tempo integral vão além do espaço da escola. Recentemente, os alunos da Escola Ladislau Neto, em Jaraguá, foram premiados em uma competição de judô local graças à prática do esporte nas aulas do Mais Educação.

A escola também organizou uma fanfarra e, paralelamente, alunas do grupo de dança já se preparam para uma apresentação especial alusiva ao Dia das Mães. A diretora da unidade de ensino, Tânia Pereira, afirma que a iniciativa possui uma importante função social. “Muitos de nossos alunos são jovens carentes e que precisam de um incentivo a mais para se afastar da ociosidade. O programa tem a motivação que eles esperam e mostra que nada é impossível, desde que haja dedicação”, resume.